(per)Seguidores

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Os “Amigos de Peniche”, que nos querem ajudar(?)

Os Cobradores de Fraque
Boaventura Sousa Santos destacou hoje que as melhores recuperações económicas vieram dos países que rejeitaram ajuda do FMI.
O FMI (Fundo Monetário Internacional) não é a solução adequada para Portugal, porque quando entra num país, "é a desgraça para esse país", acrescentando que a tese está comprovada. "Só os nossos comentaristas trauliteiros e ignorantes e conservadores, que infelizmente dominam os nossos meios de comunicação, alguns deles, pessoas que deviam ter mais vergonha na cara, é que podem vir a sugerir que isso é uma boa solução para o país", sublinhou.
O cientista social frisou que o FMI, pela sua política, "tem uma obsessão, [que é] cortar nas despesas sociais do Estado. Significa pobreza, miséria, mais desequilíbrio social numa sociedade que já é a sociedade com mais desigualdade social na Europa".
"É a miséria, é a pobreza que estará no horizonte. O FMI funciona segundo a lógica dos credores, não funciona segundo a lógica dos devedores. Acima de tudo procura impor políticas que garantam aos credores o pagamento das dívidas. Não é nunca uma solução", sustentou.
Boaventura de Sousa Santos recorda que os países que rejeitaram a intervenção do FMI, ou que desrespeitaram as suas regras, "são aqueles que fizeram melhores recuperações económicas", citando o caso da Argentina, hoje elogiada pelo FMI, que "no princípio da década disse ao FMI: não pagamos".
"O FMI não é, de maneira nenhuma, solução para Portugal. A solução há-de ser encontrada no contexto europeu neste momento, a menos que os líderes do norte da Europa continuem a assumir que realmente podem estar a acicatar os mercados contra Portugal, a Grécia, a Irlanda, a Espanha, e que o fazem impunemente", concluiu.
Pelas razões já apontadas antes, não comento.

2 comentários:

  1. Mais de 400 anos depois, continuam os naturais e Amigos de Peniche a ver o seu nome injustamente manchado por falcatruas com origem em países do Norte da Europa.
    Faz bem o autor do post em divulgar a desmontagem destas artimanhas financeiras, mas já agora deixe Peniche fora da contenda e desmonte também a verdade histórica que está na origem da injusta expressão que tão ligeiramente utilizou.
    Pode fazê-lo, por exemplo, no fim da faixa lateral deste blogue:

    http://amigos-de-peniche.blogspot.com/

    Um orgulhoso Amigo de Peniche

    ResponderEliminar
  2. jp
    Não sei se hoje, mas amanhã publicarei a história que nos sugere, repondo a verdade histórica, sem desfazer o conceito
    Abraço

    ResponderEliminar