(per)Seguidores

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

É Nobel da Paz, ou dissidente chinês?

6 países declinaram o convite para participarem na cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, no próximo dia 10 de Dezembro, cujo laureado foi o dissidente chinês Liu Xiaobo. O Comité Nobel acusa a China de sabotar a participação no evento.
Os 6 países que declinaram o convite foram a:
Rússia,
Cazaquistão,
Cuba,
Marrocos,
Iraque e
China.
Não foram apresentados os motivos para a recusa, segundo revelou o Secretário do Comité Nobel norueguês, que concede a distinção.
Aquele comité enviou convites para 58 países com embaixadas na Noruega. De entre estes, 36 aceitaram, 16 ainda não tinham respondido, hoje, 18 de Novembro, último dia para a confirmação. Contudo, ainda poderão vir a responder e a estarem presentes na sessão.
Pensei que o laureado fosse simplesmente o Nobel da Paz 2010, mas pelos vistos é um dissidente chinês, o que parece vai reduzir o número de países presentes e vai aumentar a audiência da mesma cerimónia.
Já não se sabe se a política está no Comité da nomeação, se está no processo de boicote ensaiado pela China, se está nos que vão, nos que não vão e nos que não disseram nada (para ver as modas)…

2 comentários:

  1. Está-se mesmo a ver a causa de certos países declinarem o convite. Qual a surpresa?
    Nobel da Paz um dissidente? O que mundo atávico quer é gente de boquinha calada e cabeça para baixo.
    Não sei se o comentário vai aparecer com o meu nome. Vandalizaram o meu blog, mas penso que já está tudo normalizado. Eu postava e aparecia o nome dum dos meus amigos que, logicamente, tb andava incomodado. Ainda estou para perceber como é que isto é possível.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ibel
    Aparece o teu nome, mas se calhar era por isso que os teus comentários não chegavam todos cá.
    Realmente vi no teu blogue uma comentadora dizer que te estavam a vandalizar o blogue e até pensei que fosse por te estar a associar ao meu. A essas cisas já estou habituado, porque no ProfAvaliação até me clonaram e comentavam em meu nome. No do Rotary da Póvoa, também metiam umas coisas e até estou admirado por ninguém se ter metido aqui, tirando o controlo dos países a que faço referência.
    Sobre o Nobel, o que achei "graça" foi ao jornalista que fez a notícia, porque foi da lavra dele apelidar de DISSIDENTE, porque para mim, um Nobel é um Nobel, cidadão do mundo.
    Inté!

    ResponderEliminar