(per)Seguidores

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vamos tratar da saúde?

“Nossa Sra. da Saúde”, Bartolomeo Vivarini
As autoridades de saúde de Hong Kong confirmaram esta quinta-feira o primeiro caso de gripe das aves no território em 7 anos. O vírus foi detectado numa mulher de 59 anos, que visitou recentemente a China.
O secretário de Saúde de Hong Kong, adiantou que até ao momento não há registo de contágio para outras pessoas.
O ano passado, não se falou (não houve, ou houve intervalo) a Gripe das Aves, para dar a vez à Gripe A.
Uma Gripe de cada vez…
Aí vêm vacinas!
Um terceiro manifestante morreu nas manifestações contra as tropas das Nações Unidas no Haiti, onde uma epidemia de cólera que já matou mais de 1.100 pessoas. Muitos haitianos culpam os soldados nepaleses da missão da ONU (a Minustah) pela epidemia, afirmando que a doença foi trazida da Ásia por eles.
As autoridades da ONU negam qualquer responsabilidade pela epidemia. Os manifestantes prometeram realizar mais protestos.
A epidemia de cólera ultrapassou as fronteiras do Haiti, já que a vizinha República Dominicana confirmou o primeiro caso da doença e na Florida, nos EUA, se registou também o primeiro caso da doença.
Trabalhadores humanitários destacaram que os distúrbios têm interferido nos esforços para o combate à cólera, que já levou mais de 16.700 pessoas ao hospital.
A cólera é uma doença gastrointestinal transmitida por meio de água contaminada e está relacionada com condições precárias de higiene, à superpopulação e à falta de sistemas adequados de saneamento.
A doença pode ser tratada com relativa facilidade, mas provoca muitas mortes em países pobres.
Se a doença é transmitida por meio de água contaminada, que fizeram até agora com o dinheiro dos filantropos? Não chegou o dinheiro, ou foi insuficiente?
Tanto tempo…
Portugal é um dos países europeus com taxas mais elevadas de resistência aos antibióticos, uma situação que "preocupa" a Direcção-Geral da Saúde, que alerta para os riscos do uso indevido destes medicamentos.
À cautela, é melhor não tomar antibióticos, são mais caros e estragam as contas do Ministério da Saúde…
O consumo de cigarros desceu 16% este ano; apenas o tabaco de enrolar quebra a tendência, com um aumento de quase 30% das vendas.
Os dados da Associação Nacional de Grossistas do Tabaco mostram que quem não tem dinheiro tem menos vícios. "Há uma fuga evidente para o tabaco de enrolar, que é 50% a 70% mais barato, e para as marcas com preços mais baixos", refere o Presidente.
Os últimos meses de 2010 deverão acentuar a tendência.
Desceu o consumo de cigarros feitos, aumentou o consumo dos cigarros de enrolar, aumentou o consumo.
Isto é que é uma lei eficaz!
A venda de tabaco rendeu até Setembro 1.080.000.000 € em impostos. Os números da Direcção-Geral do Orçamento revelam, este ano, um aumento muito significativo desta receita.
A quantidade de cigarros colocada no mercado também subiu o que indicia que há mais portugueses a comprar tabaco.
Os dados mostram que este imposto é o 2º que mais puxa pelo crescimento da receita fiscal total. E o Orçamento do Estado para 2011 diz que a receita vai atingir 1.350.000.000 €, a mais alta desde 2006.
Os dados mostram que o consumo de cigarros no País aumentou este ano: as quantidades à venda cresceram 21%. E o mesmo aconteceu com as cigarrilhas, charutos e tabaco de enrolar. O que revela que os portugueses estarão a fumar mais.
No próximo ano o Governo prevê que as vendas continuem a crescer. O aumento da receita em 1,9% previsto no Orçamento do Estado também "visa reflectir a evolução do mercado".
Ora cá está o resultado da tal lei eficaz, que para além de fazer aumentar o consumo, fez aumentar a receita do Estado e de que maneira!
Os ganhos em receita fiscal, devem dar e sobrar para evitar cortes no Ministério da Saúde, ou pelo menos para pagar às Farmácias o que o Estado deve e os beneficiários da ADSE poderem de novo comprar os medicamentos com os descontos.
Até já há quem queira aumentar os locais de proibição do fumo, provavelmente para aumentar as receitas.
Boa campanha!

2 comentários:

  1. Esqueci-me de te dizer que, cada vez mais,o contra-facção tem feito muito jeito ao 12ºano.

    ResponderEliminar
  2. Fico contente, só por saber que posso contribuir para chamar a atenção de jovens para os direitos de Cidadania, se algo se interiorizar neles.
    O negócio está a crescer, mas tenho trabalhado demais, nisto.
    Beijo

    ResponderEliminar