(per)Seguidores

domingo, 29 de agosto de 2010

A paisagem regional é mesmo muito diferente e a demográfica também

A nível nacional, Junho fechou com perto de 1.500.000 precários, entre contratados a prazo e trabalhadores independentes isolados, sendo que uma parte substancial destas pessoas será um "falso recibo verde", verificando-se que:
No Centro e em Lisboa a quantidade de precários manteve-se estável;
Nos Açores, Alentejo e Algarve desceu;
Na Madeira e no Norte disparou.
"Temos assistido a menos e pior emprego", diz Cristina Andrade, do FERVE.
"A sustentabilidade dos mercados é aleatória, é natural que as empresas não queiram comprometer-se com contratos de duração ilimitada", justifica Gregório Rocha Novo, da CIP.
A propósito:
Já se diz (e insistir-se-á neste paradigma até se aceitar como dogma) que "Mais vale um mau emprego do que emprego nenhum", como diria La Palisse;
E descobre-se que afinal o Mercado não está nas preocupações dos Deuses e que até é natural que as Empresas não corram riscos, como diria Maquiavel.

8 comentários:

  1. Miguel,
    Ao entrar neste espaço a memória bate-me à porta a lembrar-me a sua vasta participação no ProfAvaliação, sempre marcada por elevados valores éticos. Daí o facto de me tornar seu seguidor sem qualquer reserva. Acresce, ainda, a chancela da Em@, embora neste caso não fosse necessária.
    Esperam-se bons ventos do norte, embora a Espanha esteja logo a seguir. :)
    Seja, pois, bem-vindo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. AC
    Serei como sou, porque não sei ser de outra maneira.
    Mas do Norte, não vêm bons ventos e não é a Espanha que nos tolhe...
    Obrigadaço!

    ResponderEliminar
  3. Miguel, cheguei aqui pela querida Em@.
    Votos de uma longa vida!
    o espaço está muito agradável
    E aqui fica um grande sorriso :-)))

    ResponderEliminar
  4. Andy
    O sorriso melhorou a agradabilidade do espaço.
    E obrigadaço!

    ResponderEliminar
  5. Tu sabes como eu fico contente! :))) ehehehe, por teres aberto, finalmente, um espaço só teu, por seres quem és e não saberes ser de outra forma (cof...cof...cof... escorpião danado eheheh)e por me ajudares a alimentar tudo aquilo que me atrai - e que são os temas que te propões tratar aqui.
    ______
    quanto ao post em si, estou em absoluto acordo.
    e as coisas mudaram um bocadinho aqui nos Algarves porque é Verão...mudam sempre!
    mas logo que acabar volta tudo ao mesmo como a pescadinha-de-rabo-na boca.
    ______
    Fico contente pelo Ac e Andy já andarem por aqui :)))
    ______
    abreijo

    ResponderEliminar
  6. Ema
    Escorpião com ascendente em escorpião...
    Quanto aos posts, temas, serão sempre o reflexo das minhas preocupações, tendo a pessoa e a sua dignidade à frente de tudo. Não vou conseguir nada(?), mas vou sublinhando/desmontando, as "inevitabilidades" dos que aceitam o destino traçado por terceiros e alguns paradigmas, que querem que passem para dogmas.

    ResponderEliminar
  7. E eis que mais um escorpião aterra neste espaço de escorpião!
    oláaaaaaaaaaaaaaaa Miguel! Bons olhos te vejam por aqui. Mas que bom rever-te depois de todo este tempo!
    É claro que já sou tua seguidora, gostei do que li, sempre igual a ti próprio, que um escorpião não sabe ser de outra forma...
    Beijoquinhas!

    ResponderEliminar
  8. Anabela
    Eu vejo-te sempre ao longe... mas agora mais perto e fora do deserto.
    No deserto estou eu agora, só e bem acompanhado.
    Obrigadaço!

    ResponderEliminar