(per)Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

Devagar e mal, vão arruinando o NOSSO Portugal

Convento do Carmo - Lisboa
O indicador coincidente calculado pelo Banco de Portugal, para medir a actividade económica, registou uma variação homóloga de 0,7% em Outubro, registando o 4º mês consecutivo de abrandamento.
Em Abril, Maio e Junho o indicador cresceu sempre 1,5%, tendo depois a taxa de crescimento vindo a abrandar nos meses seguintes. Aumentou 1,3% em Junho, 1,1% em Agosto e 0,9% em Setembro.
No relatório divulgado no mês passado o Banco de Portugal tinha avançado que o indicador coincidente tinha crescido sempre 1,4% entre Maio e Setembro.
A forte tendência descendente deste indicador, que mede a actividade económica em Portugal, estará relacionada com a forte descida do ritmo de crescimento do consumo privado.
O indicador coincidente do consumo privado continua em terreno positivo – cresceu 0,1% em Outubro – mas está a abrandar, dado que em Setembro tinha crescido 0,7% e em Agosto registado um crescimento de 1,4%. Em todos os meses anteriores deste ano o indicador estava a crescer acima de 2%.
Esta forte travagem no consumo privado reflecte o efeito das medidas de austeridade, como o aumento do IVA e do IRS, que reduz o rendimento disponível das famílias. As últimas medidas anunciadas pelo Governo português só terão efeito no próximo ano.
No terceiro trimestre deste ano, de acordo com a estimativa rápida do INE, a economia portuguesa cresceu 0,4% face aos três meses anteriores, sustentada sobretudo pelas exportações.
Nem vale a pena lerem a notícia, porque se resume, mais ou menos a isto:
1 - A economia em Portugal esta a descer (abrandar, ou a crescer negativamente, entendem?);
2 - Há um mês, o BdB, enganou-se nas “previsões”;
3 – A queda deve-se a estarmos a gastar menos cá dentro (por falta de dinheiro);
4 – O Consumo interno está a descer, mas subiu em Agosto (claro, com as despesas das férias);
5 – Já se reflectem na economia caseira, ALGUMAS medidas de austeridade (furto/roubo);
6 – As OUTRAS medidas de austeridade, só vão ter reflexo para o ano (e de que maneira);
7 – O INE, numa estimativa rápida (esperemos que não se tenha enganado), diz que a economia cresceu 0,4% (que é o mesmo que nada, mas parece que ficamos ricos), com as exportações.
Resumindo, se hoje estamos mal economicamente, para o ano estaremos pessimamente mal, porque as medidas de austeridade, que constam do Plano de Estabilidade e Crescimento, já se sabe que serão medidas que vão criar INSTABILIDADE e POBREZA.
Perceberam? Daí o aviso do economista Nouriel Roubini.

2 comentários:

  1. Que tristeza de país nos deixarão os socialistas no poder, Miguel! E parecem lapas agarrados ao poder, a distribuir as últimas nozes...

    ResponderEliminar
  2. E ainda ganham para fazer asneiras. Agora até estão dispostos a distribuir os tachos com o PSD. Mas só lá fica quem for mais votado, o pior é que isto já não vai com eleições...

    ResponderEliminar