(per)Seguidores

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

É sempre dia para Restaurar a Independência

A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da Dinastia Filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança.
Portugal, na prática, era como se fosse uma Província Espanhola, governada de longe, sem qualquer preocupação com os interesses e necessidades das pessoas que cá viviam... Estas serviam para pagar impostos que ajudavam a custear as despesas do Império Espanhol que também já estava em declínio!
Foi então que um grupo de nobres - cerca de 40 (conjurados) - se começou a reunir, secretamente, procurando analisar a melhor forma de organizar uma revolta contra Filipe IV de Espanha.
No dia 1 de Dezembro, desse ano, invadiram de surpresa o Palácio real (Paço da Ribeira), que estava no Terreiro do Paço, prenderam a Duquesa, obrigando-a a dar ordens às suas tropas para se renderem - e mataram Miguel de Vasconcelos.
Hoje, Portugal é como se fosse uma Província Europeia, governada de longe e por gente não eleita, sem qualquer preocupação com os interesses e necessidades das pessoas que cá vivem... Estas servem para pagar impostos que ajudam a custear as despesas da Banca e do Império Financeiro, que estando em declínio e falência, aposta tudo na usurpação e no Poderio apadrinhado pelos representantes do Povo!
Só falta encontrar um grupo de gente nobre que procure analisar a melhor forma de organizar uma reviravolta contra este Estado de Coisas.

9 comentários:

  1. Hoje…
    ...bem precisaríamos dos 40 conjurados de volta a pôr cobro a esta sujeição ao cifrão espanhol e ceético...
    ...bem precisaríamos de um nuno de stª maria...
    ...bem precisaríamos de defenestrar uns quantos urubus...
    ...bem precisaríamos de uma rainha e mãe coroada em vila viçosa...
    ...bem precisaríamos de autonomia indepedência e paz que não a desta decadente Europa…
    De acordo comigo, Loureiro?
    Ângelo Ochoa

    ResponderEliminar
  2. Ângelo Ochôa
    De acordo!
    Só não se sabe quem é o Miguel de Vasconcelos e essa é a diferença...

    ResponderEliminar
  3. Nesse dia 1 de Dezembro de 1640, ficou célebre a frase de João Pinto Ribeiro para com a Duquesa de Mântua: "Vossa Excelência deseja sair por aquela Porta, ou por essa janela?"

    ResponderEliminar
  4. As janelas (windows) já naquele tempo tinham várias funcionalidades, desde que houvesse oportunidades...

    ResponderEliminar
  5. Não esquecer que hoje também se celebra o dia mundial contra a SIDA. O dia 1 de Dezembro é uma data duplamente importante.

    ResponderEliminar
  6. Sérgio
    Já publiquei.
    Sempre à frente da TV.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Os Miguéis hoje são vários e nem sempre mostram a cara... que os há ocultos, pois então!
    Não é o teu caso, Miguel Loureiro! Eheheh!

    ResponderEliminar
  8. Anabela
    Nem escondo a cara, nem preciso de restauro, ainda...

    ResponderEliminar
  9. É verdade Miguel! Em dia feriado sempre deu para ficar um tempito à frente da TV e conhecer as celebrações do dia 1 de Dezembro. Abraço.

    ResponderEliminar