(per)Seguidores

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O ataque aos pobres e desempregados já é endémico

Aumentar a taxa de emprego em 10% até 2014 e a participação no mercado de trabalho para 75% até 2020 são os grandes desafios
Aumentar a taxa de emprego em 10% até 2014 e retirar 20 milhões de europeus da situação de pobreza estão entre as metas das orientações para as políticas de emprego dos Estados membros no âmbito da estratégia Europa 2020. O texto apresentado pela Comissão Europeia foi aprovado com alterações pelo Parlamento Europeu a 8 de Setembro.
As metas fixadas devem traduzir-se em objectivos nacionais através do Pacto do Emprego, em negociação entre o Governo e os parceiros sociais.
O texto aprovado reconhece que os objectivos anteriores, estabelecidos pela Estratégia de Lisboa, não foram alcançados.
Tendo em conta que a OCDE previu 11,7% de desempregados em Portugal, para 2010, um aumento de 10% na taxa de emprego, significa menos 2,9% no desemprego, o que passaria este para 8,8%, em 2014, o que seria bem bom. Mas, a mesma OCDE prevê que neste último trimestre, o desemprego aumente 47,9%, sendo 524.000 os desempregados.
Fica difícil acreditar nestas contas e nestas vontades, sobretudo quando vemos toda a Europa a aplicar medidas de austeridade, que os próprios Governos e especialistas dizem que darão origem a recessão.
Como irão fazer para chegarmos a 2014, se nem conseguem prever e domar a especulação em intervalos de semanas?
Ainda por cima, reconhecem que os objectivos anteriores não foram alcançados e até pioraram, mas continuam a prometer.
E nem falam no falhanço dos Objectivos do Milénio... 
E têm a coragem de dizer que estes objectivos devem ser nacionais, através do Pacto do Emprego, em negociação entre o Governo e os parceiros sociais. Aonde? Em Portugal tal processo democrático ainda não aconteceu, se calhar porque, como diz Daniel Bessa, já mudamos de regime.
“Vote Tiririca, pior que tá não fica!”

1 comentário:

  1. Todos os dias nos enganam com percentagens e o diabo-a-sete.
    estou tão preocupada!

    ResponderEliminar