(per)Seguidores

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ODM: Calma! Faltam 991 anos para terminar o Milénio

Também no campo do combate à SIDA não serão cumpridos os Objectivos do Milénio, constata a Onusida, agência das Nações Unidas para a doença. A cobertura medicamentosa teve progressos, mas ainda não será universal, como prometido, até final de 2010.
O acesso universal a prevenção, medicamentos e cuidados para a sida, na definição acordada para os Objectivos do Milénio, significaria uma cobertura de 80% da população que sofre da doença.
Ainda assim, esse alvo para o final deste ano está comprometido, adiantou já a Onusida, que ontem, terça-feira, divulgou um relatório em parceria com o fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF).
Desde o começo da crise financeira, em 2008, os doadores foram reduzindo ou cessando apoios. Resultado: faltam cerca de 8.000.000.000 de euros.
O relatório da Onusida foi divulgado na ocasião em que se reúne em Atlanta, EUA, a Conferência da Vacina da SIDA 2010. Ali são discutidos os avanços feitos para o desenho de uma vacina contra o vírus da imunodeficiência humana.
Maria Eugénia Saraiva, Presidente da Liga Portuguesa Contra a SIDA, reage a relatório da Organização Mundial de Saúde.
Correio da Manhã – A crise económica tem efeitos negativos no funcionamento da Liga?
Maria Eugénia Saraiva – A crise afecta tudo e todos. Registamos um decréscimo de donativos de empresas nossas associadas, uma diminuição do número de sócios e uma maior dificuldade para o voluntariado. Perante o acréscimo do desemprego, os voluntários dedicam o seu tempo à procura de emprego.
Hoje a SIDA, amanhã todos os outros Objectivos do Milénio (ainda faltam 991 anos para o fim do milénio) e nem todos os familiares dos senhores do mundo estão afectados…
É mesmo uma macacada, como dizem os estudiosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário