(per)Seguidores

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Esquerda/s? Direita/s? e onde está o Centro?

Atente-se à imagem de quinta-feira no Parlamento. O primeiro-ministro José Sócrates acaba de saber pela voz do líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, que este partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo no dia 10 de Março. Sócrates ri-se, diz que se trata de "um dos números políticos mais lamentáveis na vida política portuguesa" e dispara ainda que tal acto apenas demonstra "a pobreza do nosso espectro político da esquerda radical (abre os braços e conclui) a pobreza da esquerda radical!". Talvez não tenha sido por acaso que utilizou a palavra pobreza - banida pelos socialistas desde que Cavaco Silva a empregou durante a campanha eleitoral - para caracterizar a atitude dos bloquistas. É que, na realidade, é de pobreza que se trata quando olhamos para um país que está a viver uma das situações mais dramáticas dos últimos tempos. E a esquerda, a tal esquerda radical que o BE e o PCP representam, que vai sobrevivendo à custa dos votos dos mais desfavorecidos e de uma camada jovem urbana, qualificada, sem outra opção de vida que a da eterna espera por uma oportunidade, não tem outra alternativa política que a "riqueza" da apresentação de um cartão vermelho ao Executivo. Parece-nos normal que assim seja. À esquerda o que é da esquerda. O Bloco tomou a atitude correcta e o PCP também deveria seguir o mesmo exemplo.
Se o momento não é o mais oportuno por causa dos mercados, da União Europeia, do Conselho da Primavera, dos avisos da chanceler Merkel, isso é um problema do Governo e não da esquerda. Os motivos apresentados por Louçã para a censura são mais do que entendíveis pelos portugueses que estão em dificuldades: defesa dos desempregados de longa duração que já não têm subsídio nem trabalho, dos trabalhadores em situação precária e um travão a mais despedimentos. Contra os cortes nos salários e nos abonos de família. Se as razões invocadas fossem outras, aí sim a esquerda seria irresponsável. No actual momento, em que se fazem greves não para pedir aumento do ordenado, mas para manter o posto de trabalho e em que o desemprego aumenta a olhos vistos, a força da esquerda está na censura a quem irresponsavelmente conduziu o País a este beco sem saída. Talvez se pensarmos nas coisas tal como elas são e não nos deixarmos influenciar pela cacofonia socialista a posteriori (a "da colossal irresponsabilidade!"), consigamos perceber que os partidos se servem da política para servir os cidadãos que os apoiam e que com eles se identificam. Com mais ou menos tacticismo, habilidade ou retórica, o objectivo é esse.
Este é o tempo perfeito para a esquerda mostrar o que vale.
por Maria de Lurdes Vale
Não costumo opinar em cima de opiniões, mas sem ter nada a ver com esta opinião, com que concordo, faz-me cócegas no cérebro ouvir falar em Esquerda (radical, ou não) e Direita (radical, ou não), com tão pouco rigor, que permite que este PS seja considerado de Esquerda às 2ªs, 4ªs e 6ªs e de Direita às 3ªs. 5ªs e sábados (e ao domingo, talvez de Centro/Esquerda/Direita), o mesmo acontecendo ao PSD, nos dias contrários, quando todos sabemos e dizemos que, entre o PS e o PSD a diferença só existe nos actores.
Mais curioso é que esta classificação permite ao PS insultar a Esquerda, a que diz pertencer (radical como o BE, mas ao contrário), classificar o PSD de Direita e não classificar o CDS-PP como Direita (radical), onde se situa fisicamente, no espetro político e que é considerado por todos como Centro.
Se calhar, é por causa desta confusão que, há muita gente convencida que não há Direita, nem Esquerda e outra tanta gente a querer convencer-nos desta realidade, que assenta em valores e práticas bem definidas, politica e socialmente falando.

4 comentários:

  1. Já não suporto estes políticos da treta, principalmente o chefe da banda!

    ResponderEliminar
  2. Anabela
    O chefe da banda nunca mais debanda, porque o PSd não quer pagar a factura...

    ResponderEliminar
  3. h+a dias recebi um méle que explicava a diferença entre esquerda e direita. dizia ele que tudo dependia da mão que roubava.(+ ao - isto)
    O PSD não deita abaixo o chefe da banda porque o timing não lhes serve ainda.só gostava que o POBO abrisse os olhos e puxasse o tapete aos 2 ou 3.

    ResponderEliminar
  4. Ema
    Que bom que ia ser, mas não vai(foi)...
    É tática! do BE ou do PSd?

    ResponderEliminar