(per)Seguidores

sábado, 30 de outubro de 2010

Lusofonia + Macau + China = Progresso mútuo?

Na sua 13ª edição, o Festival é uma iniciativa organizada pelo Instituto dos Assuntos Cívicos e Municipais, Secretariado Permanente do Fórum Macau e Serviços de Turismo da região e em que pela primeira vez todas as comunidades lusófonas estão organizadas em associações sedeadas em Macau.
“É importantíssimo. Diferentes comunidades que falam português, de língua portuguesa, fazem parte de Macau. Esta festa é não só um convívio para essas comunidades, mas também para atrair os turistas, os cidadãos de Macau e verem que Macau é diferente, que é composto por diversas comunidades e que todos vivem aqui alegremente”, disse a secretária para a Administração e Justiça Florinda Chan, que percorreu todos os pavilhões do certame, de Goa, Damão e Diu, ao próprio pavilhão de Macau, viu a comunidade participar em jogos tradicionais e apreciou o artesanato em exposição.
O Festival da Lusofonia deste ano conta com uma homenagem ao Duo Ouro Negro protagonizado pelo projecto Muxima, de Portugal, entre a animação proposta pelos países de língua portuguesa participantes.
Além do projeto Muxima, as noites do Festival da Lusofonia serão animadas com actuações de grupos como o Nó em Pingo D´Água (Brasil), Ferro Gaita (Cabo Verde), Companhia de Canto e Dança de Moçambique, entre outros.
Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Goa, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe estão a apresentar desde há uma semana em Macau - o único local na China que acolhe uma iniciativa do género - diversas actividades de promoção das respectivas culturas que coexistem na região chinesa, desde mostras de artesanato a espectáculos musicais e degustações gastronómicas.
O Festival da Lusofonia e a Semana Cultural resultam de um investimento de 526.000 euros do Secretariado Permanente do Fórum Macau e de 127.000 euros do IACM.
Os organizadores esperam este ano mais de 20 mil participantes num certamente que encerra domingo.
Um relatório sucinto de um encontro adiado, que se espera vá germinando projectos conjuntos, em benefício de todos os cidadãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário