(per)Seguidores

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Lusofonia é uma ponte entre países e gentes

Trienal realça a arte contemporânea
Fotografia: Paulino Damião
O Museu Nacional de História Natural acolhe a partir de hoje e até ao dia 6 de Novembro a exposição de arte denominada “Três Pontes/Salvador/Baía”, de autoria de artistas brasileiros, no âmbito da II Trienal de Luanda.
A exposição visa valorizar a cultura angolana e africana, despertar o interesse pela arte e a criatividade dos artistas nacionais.
Segundo uma nota da organização, a mostra vai ainda identificar o período histórico entre a Baía e África, correspondendo à era do tráfico negreiro, quando a cultura angolana chega ao Brasil através dos escravos.
A exposição surge a partir do interesse cultural mútuo, segundo a nota, por causa da aproximação da contemporaneidade influenciada pela globalização e pelo compartilhar de novas linguagens expressivas.
A exposição reúne produções já existentes e novas, projectos de intervenção, publicações, filmes, acções e actividades reflexivas que comentam os seus desdobramentos e extraem delas uma poética própria e contemporânea entre os dois países.
Durante dez dias, são apresentados em várias actividades os traços culturais que ligam os dois povos, mais particularmente os habitantes da Baía e de Luanda. Teatro, cinema, dança e música tradicional e contemporânea são as “pontes” entre as duas culturas.
Divulgar tudo que é lusófono, faz sentido, para aproximar as culturas, entendê-las e sobretudo aglutinar as pessoas de todos os países desta “comunidade”.

3 comentários:

  1. Concordo, plenamente, com o teu comentário.
    já FPessoa deixou escrito que a Língua Portuguesa
    seria a língua do séc XXI.
    Ai se todos nós quiséssemos...seria uma festa pá! e cada vez há + alunos estrangeiros a inscreverem-se em LP e a virem para cá estudar.uma amiga minha recebe alunos em Eramus, todos para estudarem Port, e tem sempre o quarto alugado...dá-se ao luxo de escolher quem quer que fique lá em casa e olha que pagam bem pelo quarto...

    ResponderEliminar
  2. Ema
    Não te esqueças que o português hoje em dia, é uma língua comercial e economicamente rentável. O Mercado brasileiro e angolano, como países emergentes são cobiçados por todos e principalmente pela China, que faz de Macau a Capital da Lusofonia. Todos se aproveitam, menos nós que falamos correctamente. Continuamos a ser tão asnos, como durante toda a colonização.

    ResponderEliminar
  3. sei disso perfeitamente.
    Angola está cheia de chineses e de outros trabalhadores estrangeiros e que têm mesmo que falar Português se lá quiserem trabalhar.eu sei que há uma grande sede de aprender Português. mas tens razão, asnos, é pouco!

    ResponderEliminar