(per)Seguidores

domingo, 31 de outubro de 2010

Outras Culturas, outras vivências, com mar ou sal

A maioria das vezes, temos à nossa disposição soluções simples, para problemas complicados e aqui está por exemplo o sal, que a maioria das pessoas nem sonha o quanto nos pode ajudar, apesar de, na antiguidade, muitos povos de diferentes países usassem o sal para combater o mau-olhado e deixar a casa a salvo de energias nefastas.
Com o passar dos tempos, o sal grosso passou a ser considerado um potente purificador de ambientes e para ser usado no banho como relaxante.
Encontrando-se à venda pacotes de sal já preparado para diversos fins e até o sal do Mar Morto, pode ser encontrado em frascos e pacotes para usar no banho de imersão.
Como sempre, há quem se debruce a estudar certos fenómenos e hoje, sabemos que o sal é um cristal e por isso emite ondas electromagnéticas que podem ser medidas pelos radiologistas. Descobriu-se então, que o sal tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos electromagnéticos negativos.
Visto do microscópio, o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados.
Como as energias mais densas costumam concentrar-se nos cantos da casa, a solução encontrada é a de colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha, que equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos, é suficiente e ao fim de dois ou três dias já se sente a diferença. Quando se formarem bolhas, está na altura de renovar a salmoura.
A solução de água e sal também é capaz de puxar os iões positivos, isto é, as partículas de energia eléctricas da atmosfera e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses iões têm um efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação às pessoas e animais. A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de zangas ou à noite no quarto, para que o sono não seja perturbado.
Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés
Mergulhar os pés em água bem quente onde se fez uma forte salmoura. Tem o poder de neutralizar a electricidade do corpo. Para quem mora longe da praia é uma óptima solução de relaxar e renovar as energias. A salmoura, já foi considerada como "ouro branco" para conservar os alimentos.
Os povos foram descobrindo e desenvolvendo técnicas de como usar o sal para seu benefício:
1.) - Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.
2.) - Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, os mais supersticiosos costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada.
3.) - A mistura de sal com água ou álcool, absorve tudo de mau que esteja no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.
4.) - Depois de uma festa, deve-se lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.
5.) - Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio, não só descarrega as energias nocivas, como é relaxante. O único cuidado que se deve ter é o de não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito que não deve ser neutralizado.
6.) - Segundo uma tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na nova casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também tomam banho com água salgada misturada com ervas, para renovar a energia interna e a vontade de viver.
No Japão, o sal é considerado um poderoso purificador. Os japoneses mais tradicionais aplicam sal todos os dias na soleira das suas portas ou, sempre que uma visita mal vinda se vai embora.
É também considerado como o símbolo de lealdade, nas lutas de sumo. Os campeões espalham no ringue algum sal, para que a luta transcorra com honestidade.
Por tudo isto, apetece usar este poderoso aliado!
É barato, fácil de encontrar, e pode ajudar em momentos de dificuldade e de esgotamento energético.
Só por uma questão de Aproximar Culturas e no caso de funcionar poder aliviar o stress e reduzir a despesa do Ministério da Saúde. Se não resultar, é barato e não faz mal. Tente-se…

2 comentários:

  1. Epá! Adorei completamente... e mal não faz :-)!
    Há muitas mezinhas para equilibrar e/ou curar maleitas físicas, através do sal.

    ResponderEliminar
  2. Andy
    Eu sei, porque já testemunhei...
    O texto é descontextualizado, mas para além de ter a ver com Culturas diferentes, pareceu-me ter o cinismo bastante para o momento e poder aliviar o stress, lendo-o e aplicando. Aproveita!

    ResponderEliminar