(per)Seguidores

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Desfrute o momento que é mau, amanhã será pior!

"Nós" de Isabel Lhano
O presidente da Confederação das IPSS alertou para o perigo do OE de 2011 poder levar ao encerramento de várias organizações sociais.
Para o padre Lino Maia, "é uma falta de senso" a proposta de orçamento apresentada pelo Governo prever que estas instituições deixem de poder deduzir o IVA relativo à construção de equipamentos sociais, lembrando que muitas instituições avançaram com "obras necessárias", comparticipadas por fundos da UE, no pressuposto de poderem, como até agora, deduzir a totalidade do IVA pago às empresas de construção.
"De um momento para o outro passar de 0% para 23% é uma falta clara de senso. Não há orçamento que resista e não perspectiva nenhuma solução. Por isso, estas instituições, claramente na sua maioria, vão abandonar os edifícios que começaram a erguer", previu o responsável.
Lino Maia recorda que para instituições que "vivem permanentemente no fio da navalha não há hipóteses nenhumas de sobrevivência". "Portanto, fechamos as portas", acentuou, lembrando o impacto negativo que essa situação terá na economia e no desemprego.
Lino Maia disse que alertou todos os partidos e o Governo para esta situação, apelando à "sensatez e moderação". Referiu, no entanto, não estar optimista, apesar de prometer lutar para que "prevaleça o bom senso".
"Às vezes vou dizendo desfrute do momento que é mau, porque o dia de amanhã vai ser pior", afirmou.
"Durante vários anos, embalados pela entrada na União Europeia, fomo-nos convencendo que éramos ricos, mas continuamos a ser pobres, a ganhar como pobres e a gastar como ricos", acrescentou.
Há medidas como esta, que deveriam envergonhar quem as toma.
A insensibilidade raia o sadismo, o bom senso deu origem à cegueira e até a solidariedade já é castigada.
E se se fizerem as contas, será uma ninharia, comparada com a ninharia do TGV, mas a vertigem é supersónica.
Só faltou ao Padre Lino Maia dizer, que se gastamos (quem gastou) como ricos, foi por incentivo e facilidades da Banca, com a complacência e às vezes com o apoio do Poder Político…

4 comentários:

  1. Estou cada vez mais convencida que somos governados por doidos.

    ResponderEliminar
  2. Doidos, incompetentes e sem valores humanos.
    Até o Padre Lino Maia perdeu a fé, neles.

    ResponderEliminar
  3. Foi só o Padre Lino Maia? Acho que já nem as mãezinhas têm fé neles!

    ResponderEliminar
  4. Ema
    Nem eles. Já devem dizer. "Pai, perdoai-nos que não sabemos o que fazemos"!

    ResponderEliminar