(per)Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Desculpas pelo passado! E promessas de futuro?

O chefe da diplomacia alemã, Guido Westerwelle, admitiu hoje culpas do ministério dos Negócios Estrangeiros nos crimes do regime nazi, facto negado ou ocultado durante décadas, segundo reputados historiadores.
Entre 1933 e 1945, o ministério “foi parte activa da política criminosa do Terceiro Reich, disse o político liberal, ao receber um estudo de uma comissão de historiadores sobre o envolvimento dos diplomatas alemães com o regime nazi.
O ministério dos negócios estrangeiros no consulado de Adolf Hitler “foi uma instituição que se considerava uma elite, e na verdade se afundou em crimes, acrescentou. “Não há justificação possível, nem há atenuantes, porque o ministério dos Negócios Estrangeiros participou, com frieza administrativa, no Holocausto, o extermínio de 6.000.000 de judeus pelo regime nazi, disse ainda o MNE.
O estudo da comissão de historiadores tem 900 páginas, e levou cinco anos a elaborar, constatando que, após 1945, houve muitos esforços para ocultar o próprio passado nazi do ministério.
O relatório foi encomendado aos historiadores em 2005 pelo anterior Ministro dos Negócios Estrangeiros Joschka Fischer, depois de protestos contra a publicação no boletim oficial do ministério do epitáfio de Franz Nuesslein, que foi cônsul geral em Espanha e membro do partido nazi.
Há dias aqui, falava eu do perigo do subconsciente vir ao de cima e a propósito da selecção dos imigrantes que a Sra. Merkel quer fazer… Agora, pedem desculpas pelo passado, mas os actos não dizem com as políticas do presente e do futuro. Acresce a proposta de alteração do Tratado de Lisboa, no que concerne aos países mais pobres e que não cumprem com as restrições do défice, a quem, junto com Sarkozy, queriam impor umas palmatoadas, ou seja, queriam retirar direitos à participação democrática na UE27.
Quem gosta de mandar não perde o “vício”, quando muito deixa-o hibernar e quem faz um cesto faz um cento…

Sem comentários:

Enviar um comentário