(per)Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Toda a gente quer tratar-nos da saúde!

O Ministro da Saúde do governo de Cavaco Silva (PSD) entre 1993 e 1995, Paulo Mendo, afirmou hoje que o corte na despesa do Ministério da Saúde "é um erro lamentável", que os portugueses vão pagar "a preços inconcebíveis".
Segundo a proposta de OE para 2011, o Ministério da Saúde lidera os cortes na despesa consolidada, com um decréscimo de 12,8%, dos 9.818.000.000 para os 8.563.000.000 de euros.
Quem avisa, amigo é, embora quando Ministro falasse muito sobre a inevitabilidade de se vir a pagar a saúde.
Associação Nacional das Farmácias (ANF) acusa Ministério das Finanças de não querer pagar por não ter verbas. Além de os beneficiários do subsistema correrem o risco de vir a pagar remédios a 100%, a ANF ameaça processar o Ministério por incumprimento do acordo.
Mais de um 1.300.000.000 beneficiários da ADSE arriscam ter de pagar os seus medicamentos por inteiro nas farmácias em Novembro. O aviso partiu ontem das associações de farmácias, depois de o Ministério das Finanças ter recusado pagar as facturas de Setembro, por incumprimento das novas regras de facturação. O gabinete informou que as farmácias não têm razão e que foram previamente informadas das mesmas.
“Em casa em que não há pão, todos ralham e todos têm razão”, mas quem se lixa?
Quatro laboratórios gastaram 3.600.000 de euros em prendas e viagens de médicos a congressos no estrangeiro entre os anos de 2005 e 2007.
Os dados constam de um relatório de auditoria à indústria farmacêutica, realizado em 2009 pela Inspecção-Geral de Finanças. A legislação prevê que os laboratórios "apenas podem suportar os custos de acolhimento [inscrição, deslocação e estada] e estritamente limitado ao objectivo principal da acção".
Falta fazer outro inquérito, daqui a 2 anos, para se saber quanto gastaram entre 2007 e 2009…
Um grupo de investigadores, liderado por Ian Barr, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Melbourne, na Austrália, explica que "embora o vírus pouco tenha mudado desde que surgiu em 2009, foram observadas algumas alterações genéticas no vírus influenza H1N1 pandémico". Essas variantes, segundo os peritos, foram detectadas pela primeira vez em Singapura no início do ano e depois espalharam-se pela Austrália e Nova Zelândia.
Embora sustentem que serão necessários mais estudos para dizer se a nova estirpe apresenta um maior risco para os doentes e se a vacina actual será eficaz, os cientistas não afastam a hipótese desta ser mais letal e capaz de infectar pessoas já vacinadas.
A OMS anunciou o fim da pandemia da gripe A em Agosto. A actual vacina da gripe protege contra o H1N1, o H3N2 e a estirpe B.
Gato escaldado, do vírus da Gripe A não tem medo…
O ano passado, até a OMS veio dizer que se precipitou, depois da denúncia de negociata feita por um Deputado Europeu (Médico e Imuniologista) e pelos vistos anunciou o fim da “pandemia”. Agora vêm estes cientistas reacenderem o medo e só hoje há 35 artigos em vários jornais, talvez para ajudar a escoar as vacinas que sobraram do ano passado e, quem sabe, os Estados comprarem mais.
Bom marketing!

3 comentários:

  1. Miguel;
    começo a atravessar uma fase em que não consigo nem ver tv (serviços noticiosos) nem ler todas as desgraças existentes e as anunciadas.
    acho que colapso...não há um único dia em que
    apareçam notícias que dêem esperança aos pobres mortais.

    esta vacina da gripe sazonal tem provocado problemas neurológicos graves...

    ResponderEliminar
  2. Ema
    Nem precisas ver as notícias más, porque basta vir aqui e espingardar, que é o que faço. Se não ninguém nos atura, nem nós próprios.

    ResponderEliminar
  3. Pode ser uma solução...sim!
    mas estou tão farta destes animais(!), que cada vez gosto mais dos chamados irracionais.

    ResponderEliminar