(per)Seguidores

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Um mar que nos liga e polític(os)a que nos condena(m)

“Cinco viúvas num supermercado” – Pablo Mañé, 1989
O economista José Poças Esteves, sócio-gerente da SaeR (Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco, Lda.), tem dúvidas de que entendimento entre Governo e PSD solucione principal problema da economia: o crescimento.
A médio e longo prazo, o economista é apologista da aposta nos «activos» ligados ao mar, destacando o papel dinamizador que tem desempenhado o Presidente da República neste assunto, assim como na reorientação de Portugal para os parceiros da lusofonia.
“Ir aos Estados Unidos, à Venezuela, ao Brasil, a Marrocos sem uma estratégia não faz sentido. Portugal tem um espaço económico fabuloso, em grande crescimento e onde tem vantagens competitivas, que é a lusofonia.”
O relatório trimestral da SaeR afirma ainda que a solução para a crise que o país atravessa virá «em larga medida do exterior» e «não de dentro» porque o país está dependente das exportações.
O discurso já cansa, mas não se cansem!
Mais um especialista, que vem garantir que com este OE não vamos a lado nenhum, ou melhor, que vamos piorar. Já só falta saber quantos economistas acham que isto vai melhorar (só os do sistema, saiba-se lá porquê).
Este vem apontar o mar e o espaço lusófono como vantagens competitivas e dá a entender que com o que vendemos cá dentro, mesmo com os supermercados abertos ao Domingo à tarde, o país fica na mesma e de certeza que os empresários/distribuidores/vendedores é que vão melhorar.
Fica a certeza de que ao Domingo à tarde, os portugueses vão ter onde se abrigar da chuva e do frio, mas vão ser obrigados a olhar para as batatas e couves e passar ao lado dos chocolates e dos bifes.
Triste sina, dócil gente.

3 comentários:

  1. Tu nem imaginas o contributo que os teus textos têm dado aos meus alunos.Ontem ,num deles, vi que os exemplos, no texto expositivo-argumentativo, tinham sido retirados da contra-facção.

    N.B.Sabias que há outro blogue com o mesmo nome?

    ResponderEliminar
  2. Assim tenho responsabilidades acrescidas, por causa do português e ao que dizem a virgular não sou muito bom. Aprendi com outras regras e...
    Penso que os teus alunos são do 12º, pelo que lhes faz muito bem perceberem a realidade que os espera e irem pensando no caso, para verem se isto muda.
    Quando era caloiro de Arquitectura, um dos professores de projecto, obrigava-nos a ler o jornal todos os dias (o que eu contestava, até porque não tinha dinheiro para os comprar) e deve vir daí a minha mania das notícias. Por acaso tenho uma filha formada em Comunicação Social.
    Que aproveitem e um abraço para eles.

    ResponderEliminar
  3. Dizes bem , triste sina , dócil gente!
    Fóoooooooooooonix1 para não dizer ai cum carago!

    ResponderEliminar