(per)Seguidores

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Uma no cravo, outra na ferradura

A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) lançou ontem um fundo de 2.500.000 de euros para apoiar desempregados com mais de 40 anos a avançarem com projectos empresariais próprios.
Através do portal www.bemcomum.pt, as pessoas podem propor a sua ideia de negócio para que seja apoiada e financiada pelo fundo.
O factor da inovação será um dos pontos a ter em conta na escolha dos projectos financiados e podem também concorrer pré-reformados com mais de 40 anos. A ACEGE salienta que se trata de um grupo que sente grandes dificuldades em regressar ao mercado de trabalho mas que ainda pode contribuir.
Quando os direitos não o são, a solidariedade é diminuta, valha-nos a CARIDADE cristã.
Claro que é de louvar a atitude da ACESE, mas é estonteante ouvir-se dizer que, gente com 40 anos tem dificuldades de regressar ao trabalho, quando é a idade em que se está no máximo rendimento profissional, mas sobretudo porque ouvimos muitos espertos (não experts) a proporem o aumento da idade de reforma para os 67 anos (e já vai em 65).
Se aos 40 anos já não têm competências, como as terão aos 65/67 anos? Com o aumento da esperança de vida? Haja decoro intelectual!
Além de estarem a cobrar mais aos clientes para lhes conceder um empréstimo à habitação, os bancos estão, igualmente, a reduzir a avaliação que fazem aos imóveis. Lisboa e Porto foram as zonas onde os preços mais caíram. A redução da avaliação dita a atribuição de um menor empréstimo.
Ora cá está uma notícia do “3 em 1”.
A Banca: Cobra mais; Reduz a avaliação dos prédios e Empresta menos.
Estas é que são medidas inteligentes! Só não dá para entender como tendo mais lucros, têm dificuldades de financiamento.
A Economia é mesmo difícil, porque fazem-nos entender que é diferente da economia doméstica…

5 comentários:

  1. Esta notícia «entupiu-me».Passei agora por aqui...depois de um dia esmagador, em que só se ouvem notícias que nos abatem, é mais do mesmo, mas com textos muitos esclarecedores e com ironia velada, de quem sabe.Estou assustada...Há tanta, mas tanta pobreza que não estanca!

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de dizer que todos os dias vejo textos com informações retiradas da contra-facção.Há noite, os meninos/as vêm aqui para se inspirarem...

    ResponderEliminar
  3. Ibel
    Eu sou um catador, ou respigador de notícias ruins e só a ironia permite "passar por cima" destas brasas, sem me queimar, mas deixando as brasas.
    Sobre os meninos/as e a propósito da (in)visibilidade da pobreza, vou publicar sobre o tema: Respigador (catador), que tem a ver com o vasculhar o lixo, à procura de comida e não só, fenómeno que vai alastrando nas nossas cidades, mesmo as pequenas, pela calada da noite.
    A coisa está pior do que nos dizem.

    ResponderEliminar
  4. Miguel,
    cadê o meu comentário? num desapariu?
    À noite preciso de notícias que me façam rir para não ter pesadelos.

    ResponderEliminar
  5. Ema
    Publico tudo que me chega, mas todos (3 pessoas) se queixam do mesmo.
    Só se for alguma secreta...

    ResponderEliminar