(per)Seguidores

domingo, 17 de outubro de 2010

A POBREZA é uma tragédia mundial e há causadores!

A embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, afirmou que o aumento da pobreza no seu país após a crise económica é uma "tragédia nacional", ao falar sobre o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que é hoje.
"Estamos a trabalhar o melhor possível para criar empregos, estimular a economia e estender a riqueza às comunidades" tradicionalmente pobres, afirmou Susan, que tratou o tema como assunto de segurança nacional para o país.
A lenta recuperação económica após a recessão iniciada em Dezembro de 2007 elevou o nível de pobreza nos EUA de 13,2 %, em 2008, para 14,3 %, em 2009, e transformou-se num tema eleitoral dominante nas vésperas das eleições legislativas, em 17 dias.
A embaixadora americana assinalou que, num mundo interligado, o subdesenvolvimento, a segurança alimentar e a segurança nacional estão "indissociavelmente vinculados". Nesse sentido, Susan afirmou que o governo do presidente Barack Obama mantém o seu compromisso com a assistência ao estrangeiro, destacando como exemplos uma nova iniciativa de saúde global de US$ 63 mil milhões e um fundo adicional de US$ 3,5 mil milhões para o fomento da segurança alimentar.
Ao contrário dos nossos governantes, haja alguém responsável que reconheça a gravidade da situação, diagnostique as causas, elenque e classifique os efeitos e procure as soluções adequadas, para bem da humanidade, pessoa a pessoa.

2 comentários:

  1. Sabes que fiquei impressionadíssima por ver em Berlim, em Agosto, sem-abrigos? Em Paris já tinha ficado admirada, mas em Berlim? gente que andava à procura de comida e dormia com cartões e cobertores velhos como os de cá...já que Portugal é considerado um país do 3º mundo , mas eles do 1º...
    _____________
    nos EUA a pobreza sempre existiu e sempre houve sem-abrigos, principalmente por causa das minorias e do racismo. No entanto, ainda bem que pessoas com relevância política, começam a botar a boca no trombone.

    ResponderEliminar
  2. Claro que os 85.000.000 de pobres da Europa têm que estar em algum lado e quanto mais ricos, os países e as cidades, maiores são as desigualdades e os sem-abrigo. Além de ser um fenómeno sociológico, também é urbanístico, a tal "pauperofilia".
    Estou para publicar algo sobre os catadores do lixo...
    Nos EUA a coisa é idêntica, agravada como dizes, pelo racismo, fanatismo religioso e não só. O Jeffrey Sachs, dizia num artigo que aqui publiquei, que nos países onde vai havendo miscigenação, a pobreza vai aumentando.
    Mundo...

    ResponderEliminar