(per)Seguidores

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Há sempre um princípio, quando não há princípios

Os 10.500 funcionários do Fisco vão paralisar a partir de dia 3 em protesto contra as medidas de austeridade.
Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) vai avançar com 20 dias de greve em Novembro. Cada uma das repartições de Finanças dos 18 distritos encerrará durante um dia, a partir do dia 3. Para esse dia está também marcada uma manifestação nacional no Terreiro do Paço.
Na origem da greve estão as medidas de austeridade anunciadas recentemente, como o corte dos salários e a cessação de todos os procedimentos concursais em curso na DGCI, que visavam a progressão das carreiras. Em causa, calcula o STI, estão as progressões de pelo menos cinco mil pessoas.
O Sindicato, que vai aderir à greve geral marcada para 24 de Novembro, prepara ainda várias outras formas de protesto que, no seu conjunto, acabarão por colocar em causa as “metas de arrecadação de receita fiscal", como alertou a semana passada ao Negócios o vice-presidente do STI, Marcelo Castro.
A partir de amanhã, os 10.500 trabalhadores do Fisco deixam já de fazer horas extraordinárias.
O pré-aviso de greve deverá seguir esta semana para o Ministério das Finanças.
Uma notícia inesperada, que nos alimenta a esperança de tudo poder começar por aqui. São os algozes (assalariados como quase todos os portugueses) a negarem-se a “matar” os companheiros de desgraça, porque também são vítimas do desgoverno dos chefes.
A França há-de ser exemplo de alguma coisa, para alguém. Esperemos…

2 comentários: