(per)Seguidores

domingo, 5 de dezembro de 2010

O Mundo do avesso! O “1º mundo” ultrapassado…


Monumento à América Latina, S. Paulo
Estudo de Oscar Niemeyer
A Cimeira de países Ibero-Americanos teve início na cidade argentina de Mar del Plata sobre educação, mas o debate sobre a crise da economia europeia ocupou um lugar destacado na reunião.
A Cimeira de Presidentes convive com um cenário impensável alguns anos atrás: um difícil momento para as economias europeias e uma forte expansão das economias da América Latina.
Lula criticou os "analistas europeus que sabiam tudo quando a crise era na América Latina e que não sabem nada quando a crise acontece nos países ricos".
A Cimeira tem como tema "Educação para a Inclusão Social" e proporá metas educativas para 2021 como instrumento para lutar contra a pobreza na região.
Apenas um aplauso para Lula, não só pelo trabalho que fez enquanto Presidente, sem perceber nada de Economia e por dizer (muitas vezes) coisas acertadas, apesar de não ser Doutor…
Os chefes de Estado, de governo e representantes dos países da América Latina, Espanha, Andorra e Portugal, subscreveram neste sábado, na cidade argentina de Mar del Plata, a declaração final de sua 20ª reunião de Cimeira.
Principais pontos:
- Cláusula Democrática:
Os líderes presentes decidiram "suspender o país, onde for materializada a ruptura da ordem constituída ou do Estado de Direito, da participação em diferentes órgãos e instâncias, assim como dos benefícios de membro da Conferência Ibero-Americana, até que a ordem constitucional seja restabelecida".
- Educação na Ibero-América:
"Alcançar a plena alfabetização em todos os países da região antes de 2015. Fortalecer os programas existentes e o desenvolvimento dos de emergência" para cumprir a meta de erradicar o analfabetismo em 5 anos. Para isso, as nações participantes comprometeram-se a realizar um investimento de 102,82 mil milhões de dólares nos próximos 10 anos.
- Condenação ao Terrorismo:
"O terrorismo é visto como acto criminoso e injustificado, pelo que os participantes reafirmam o compromisso de o combater em todas as suas formas e manifestações (...)".
- Petição de Levantar o Embargo dos EUA a Cuba:
"Pedimos ao Governo dos Estados Unidos da América que cumpra o disposto em 19 sucessivas resoluções aprovadas na Assembleia Geral das Nações Unidas, pondo fim ao bloqueio económico, comercial e financeiro que mantém contra Cuba", diz a cláusula.
- Apoio à Argentina pela Soberania das Ilhas Malvinas:
Os governantes "reafirmam a necessidade de a República Argentina e o Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte retomarem, o mais rápido possível, as negociações voltadas para encontrar uma pronta solução" para a disputa pela soberania das Ilhas Malvinas.
Os mandatários rejeitaram, além disso, "a tentativa de golpe de Estado praticada no dia 30 de Setembro de 2010 no Equador" expressando "solidariedade para com o povo e o Governo do país".
A América Latina, que desde há muito era considerada, globalmente, como pertencendo ao 3º mundo, dá uma resposta civilizada aos Senhores dos países ricos(?), contrária a tantas outras Cimeiras em que se encontram com eles:
Primeiro, dedicam a Cimeira à Educação para a Inclusão Social, apostando e investindo (dinheiro) na Educação, para incluir socialmente os seus concidadãos e como processo único de os retirar da Pobreza;
Segundo, as conclusões são todas no sentido de defender VALORES e não BENS, como fazem os outros…
Afinal, o que é isso do 1º mundo (já sei que há novas designações, aparentemente menos discriminatórias)?

Sem comentários:

Enviar um comentário