(per)Seguidores

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ATENÇÃO! Estão a preparar-nos um KO técnico.

Os milhares de desempregados portugueses não concordarão, mas o país foi considerado o 2º melhor do mundo para se ser despedido.
A CNBC publicou uma reportagem onde conclui que Portugal é um dos países que dá mais benefícios a quem não tem trabalho, a par com a Letónia. Entre as razões apontadas está o valor do subsídio de desemprego médio, que equivale a 83% do último salário, mas também outros “benefícios”, como “um subsídio de alojamento, um benefício extra para quem tem filhos até aos 12 anos” e ainda “uma política de ruptura que surpreendeu toda a gente”.
O trabalho, assinado pelos repórteres Cindy Perman e Paul Toscano, ressalva as novas regras de acesso ao subsídio de desemprego, que entrarão em vigor a 1 de Julho, e que poderão baixar o valor da prestação para apenas 75% do último salário.
A favor de Portugal está ainda a regra das indemnizações e o prazo dos avisos prévios. Os jornalistas sublinham que, em Portugal, “se uma pessoa trabalhar 20 anos, recebe uma indemnização de 20 meses” e, acrescentam, é obrigatório por lei que o despedido seja avisado com dois meses de antecedência da data da rescisão.
Com melhores condições para os despedidos na lista da CNBC surge apenas o Luxemburgo, onde o subsídio de desemprego equivale, em média, a 84,2% do último salário.
Além deste «top 3», da lista constam ainda, por ordem, Suíça (81,9%), França e Eslovénia (74,1%), Holanda (73,2%), Dinamarca (72,1%), Alemanha (72%) e Islândia (70,9%).
Quando estas “verdades” começam a circular, é só para nos avisarem que vem aí borrasca.
Normalmente, são estudos de entidades com “autoridade” e “honestidade” intelectual e técnica, mas à falta de melhores argumentos para alterar as REGRAS e os DIREITOS, até uma reportagem de 2 jornalistas de uma cadeia de TV americana serve para o efeito. A visibilidade do artigo é a mesma e o título é o que se vê.
Não confirmo, nem desminto os números e as “benesses” enumerados, mas cheira-me a esturro…
Apesar de a classificação nos atribuir o 2º lugar do mundo, os países listados são todos da Europa, o que quer dizer duas coisas, ou estão a estender o tapete às políticas europeias no que respeita aos direitos sociais dos desempregados, ou no resto do mundo o esclavagismo está a revigorar.
Seria bom que os jornalistas publicassem, destacadamente, o lugar dos EUA, que deve estar quase em último lugar, para que quem pensa que aquele país é o Paraíso para as pessoas, deixassem de querer que todos os outros países fossem à sua imagem e semelhança.
Mas o assunto é tão macabro, que até nos levam a pensar, que estar na 2ª melhor prisão do mundo é razão de satisfação e motivo para se ser feliz… mas as melhores prisões estão no país da CNBC.
Mais de 239.000 desempregados não recebem prestações. O número voltou a bater recordes.
Dos 550.846 desempregados inscritos nos centros de emprego, apenas 316.695 recebiam prestações associadas.
Pegando nos números oficiais, a reportagem dos “amigos” de cima caem por terra, mas o problema levanta-se e de uma forma assustadora.
O que Bruxelas e o Poderio mundial pretendem, é acabar com os subsídios para os desempregados de longa duração – sem hipótese de voltarem a trabalhar – tal como já fez Espanha e para começar.
Entretanto, exigem e vão conseguir, alterar o Código de Trabalho, para se poder despedir com mais facilidade e aumentar o exército de POBRES e potenciar a marginalidade.
Uma pergunta: SE ALGUÉM QUE ME ESTÁ A LER, SE VISSE DESPEDIDO, SEM HIPÓTESE DE TRABALHO, COM FAMÍLIA, COM COMPROMISSOS E A “OBRIGAÇÃO” DE SOBREVIVER, O QUE FARIA?

3 comentários:

  1. Everyone loves what you guys are usually up too. This sort of clever work and
    reporting! Keep up the awesome works guys I've included you guys to blogroll.
    Have a look at my site kenny chesney

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks for the words, but your blog on architecture is very good.
      hug

      Eliminar
  2. Hi there, after reading this remarkable piece of writing i am too cheerful to share my experience here with friends.


    web page ()

    ResponderEliminar