(per)Seguidores

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mais uma prova de que um Ranking vale o que vale

Depois de ter sido considerado o pior ministro das Finanças europeu, o "Financial Times" coloca neste ano Teixeira dos Santos na 16ª posição, à frente da espanhola Elena Salgado e do irlandês Brian Lenihan.
O alemão Wolfgang Schäuble, que se desdobra hoje em entrevistas para garantir que o euro vai sobreviver a esta crise sem deixar nenhum dos seus actuais 16 países membros pelo caminho, lidera a lista.
A “medalha de prata” vai para o polaco Jacek Rostowski, por ter conseguido a proeza de fazer da Polónia o único dos 27 países da União Europeia que escapou a uma recessão em 2009. Segue-se Christine Lagarde, ministra francesa.
A classificação resulta da apreciação feita pelo jornal em três critérios: politico, económico e credibilidade. É no segundo que Teixeira dos Santos melhor pontua, com a pior nota a ir para o seu peso político. “Alguns críticos acusam-no de ter respondido demasiado tarde aos desenvolvimentos da crise. Outros questionam-se sobre a influência que realmente tem”, resume o jornal britânico.
Cá está uma notícia sobre política, que transcende os ingredientes do humor.
Se a pessoa é a mesma (e nós já sabíamos da classificação entre os pares), se foi ele que orientou o respectivo Ministério que nos levou à crise, sem que saiba que tenha feito alguma pós-graduação ou formação durante todo este tempo (como exigem aos demais assalariados), como pode ter evoluído, se os resultados são negativos? Podiam, era mostrar as Ficha de Avaliação, com a panóplia de instrumentos que exigem aos professores…
É bom ter em conta, que a subida o coloca em 16º, entre 27, o que não é muito bom, porque ainda está em 12º de baixo para cima, ou seja, é o 1º dos entre 12 os piores. E também não se percebe esta subida da nota, já que acham que o Sr. respondeu tarde à crise e que parece não ter influência política.
Dito isto, só podemos pensar, que a melhoria no aproveitamento, se deve mais às ordens que acatou de quem manda na Europa e fez os TPC, razão porque acentuam a fraca vertente política.
Não se percebe como é que a Ministra francesa chegou ao 3º lugar (com pódio), se a França está tão mal ou pior do que nós (mas tem o concidadão Trichet no BCE, por enquanto) e percebe-se porque o 1º lugar foi atribuído ao Ministro Alemão…
E “É assim a vida!”, seja qual for o nível dos protagonistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário