(per)Seguidores

sábado, 11 de dezembro de 2010

Mordomos com mordomias da “nobreza”

Se o caro leitor quiser saber hoje aquilo que se vai passar no país nos tempos mais próximos, não precisa de consultar as secções de astrologia dos jornais portugueses – basta-lhe consultar as secções de economia dos jornais estrangeiros.
O anúncio da revisão do Código do Trabalho é a prova definitiva de que já não é José Sócrates e os seus ministros quem manda em Portugal: essa notícia já tinha sido dada pela imprensa internacional há um par de semanas. Neste momento, o ministro das Finanças alemão tem mais informações sobre o nosso futuro do que Teixeira dos Santos. Até porque, indirectamente, é ele quem anda a pagar parte das nossas contas.
Mas atenção: se este primeiro parágrafo lhe deu vontade de correr para a estante à procura da biografia da Padeira de Aljubarrota, peço-lhe caridosamente que pare um pouco e pense duas vezes. Esta não é a melhor altura para defender a independência da pátria, até porque nós já deixámos de ser independentes há muito tempo – e foi isso, aliás, que nos permitiu passar a ir para o Algarve de auto-estrada. Assim sendo, a transformação de José Sócrates numa versão light do FMI não só não é nenhuma tragédia, como é bem capaz de ser a grande prenda de Natal de 2010. Quanto menos o primeiro-ministro pensar pela sua pobre cabecinha e mais fizer aquilo que a Europa e o mundo lhe ordenam, melhor.
O cinto apertou em todo o lado e os nossos credores fecharam a torneira. A única forma de continuarmos a viver como nos últimos 20 anos era se o proletário da Baviera continuasse a subsidiar o proletário do Barreiro. Só que o proletário da Baviera cansou-se disso. E agora temos o Cobrador do Fraque a bater-nos à porta. José Sócrates é hoje apenas o mordomo que roda a fechadura e faz o que lhe mandam – e o papel assenta-lhe na perfeição.
O Cronista Indelicado - João Miguel Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário