(per)Seguidores

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Metade La Palisse, metade Pinóquio

O Director-Geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, disse no sábado que o panorama económico global não é "tão mau", mas que ainda existem incertezas nos Estados Unidos e na Europa.
Veja os comentários feitos durante um discurso numa conferência sobre desenvolvimento no Parlamento belga.
Sobre o panorama económico global e os EUA
"Não parece tão mau. A Índia espera um crescimento de 9%, o da China todos sabem, outros países da Ásia, até mesmo o Japão, estão a sair-se melhor do que antes."
"Nos EUA ainda é incerto, mas depende muito das cifras que teremos no último trimestre do ano para vislumbrar melhor como será 2011."
Sobre a Pobreza
"Nesta crise, e mesmo antes, o aumento dos preços dos alimentos e combustíveis, teve como resultado o retorno à pobreza de milhões, dezenas de milhões."
Sobre a recuperação europeia
"Na Europa, a recuperação é obviamente lenta... provavelmente melhor do que a esperada, mas ainda não ao nível necessário para lutar contra o desemprego."
Sobre a China
"O crescimento chinês é impressionante. O papel da China na economia mundial está a crescer."
Sobre o dólar
"Não creio que o papel do dólar norte-americano vá desaparecer ou encolher no futuro próximo."
Sobre os Países em Desenvolvimento
"A necessidade de reconstruir medidas de protecção fiscais e monetárias é uma prioridade."
As próprias declarações são simultaneamente comentários cínicos ao que vai acontecendo pelo mundo, algumas são verdades básicas, outras tresandam a mentira, outras a hipocrisia e outras a servilismo.
Claro que o Sr. deve ter desenvolvido os temas, demonstrando as afirmações, caso contrário seriam de uma falta de honestidade intelectual, que nos levariam a perguntar: Mas que ganhará o Sr. com esta postura tão impostora?

2 comentários:

  1. Saiu uma noticia na CNN, fruto dos documentos saidos da Wikileaks, que diz que os números da economia Chinesa são manipulados.

    ResponderEliminar
  2. Elenáro
    Todos sabemos que todos os números são manipulados.
    Vê só os números da melhoria na Educação no mandato da MLR... Até dá vontade de rir! E como a política resultou, há que alterá-la, cortando no número dos heróis professores, para ficar melhor...

    ResponderEliminar