(per)Seguidores

domingo, 5 de dezembro de 2010

Mais um português distinguido (pela ONU)!

O português Rui Oliveira foi distinguido esta semana pela ONU pelo seu trabalho como voluntário, que iniciou depois de reformado. Depois de 42 anos a trabalhar, Rui Oliveira diz ter ficado alertado com a perspectiva de ser útil e encontrou a solução no voluntariado pela internet.
O voluntário dedica agora “5 a 6 horas” dos seus dias na manutenção e resolução de problemas da página Internet de uma organização não governamental, a VPWA, com base no Gana. Um trabalho que as Nações Unidas distinguiram esta semana com o prémio “UNV Volunteering Award 2010”, atribuído anualmente a 10 pessoas num universo de cerca de um 1.000.000 de voluntários.
A VPWA, uma organização não governamental baseada no Gana, procurava alguém que ajudasse a construir e manter uma página na Internet e o português pareceu ser a pessoa ideal.
 “Há cerca de um 1.000.000 de voluntários, com muitas competências diferentes. O facto de ser através da ONU dá-nos a confiança de sabermos que estamos a trabalhar com organizações correctas e, por outro lado, elas sabem que se nós estamos no voluntariado da ONU, é porque passámos por vários crivos e somos avaliados pelo nosso trabalho”, explicou.
As especializações dos voluntários são muitas e as necessidades das organizações também, referiu, exemplificando com a falta que um jurista sério pode fazer em países com sistemas instáveis: “Podem conseguir que um jurista lhes faça um esquisso de um contrato ou podem conseguir um arquitecto que lhes faça um projecto, que não conseguiriam pagar se fosse de outra forma”.
Para o ano, pensa ajudar outra organização não governamental, a “New Life Foundation”, “Eu e mais algumas pessoas vamos viajar à nossa conta. Vou fazer cursos de formação e introdução à informática, é um trabalho interessante”, afirmou.
O prémio é apenas um diploma, mas Rui de Oliveira afirma que é “óptimo” ser distinguido por fazer aquilo de que gosta e que o faz sentir “útil” depois da reforma.
Mais um português, que se distingue por ser bom, como pessoa.
Mais um exemplo de cidadania, doando-se como voluntário através da Internet, a favor de quem precisa.
Mais uma prova de que dar-se é sempre receber, não um prémio, mas um bem-estar no dia-a-dia…

Sem comentários:

Enviar um comentário