(per)Seguidores

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Direitos Humanos e Democracia em TODOS ao países!

Entre críticas ao regime chinês e ovações a Liu Xiaobo, repetiram-se na cerimónia de atribuição do Nobel da Paz os apelos à libertação do dissidente e à democratização na China.
Numa cadeira vazia, o Comité norueguês colocou a medalha e o diploma que o académico chinês receberia se estivesse presente em Oslo.
Para além da China, outros 16 países recusaram-se a estar na cerimónia, os representantes da Rússia, Arábia Saudita, Paquistão, Iraque, Irão, Afeganistão, Ucrânia, Cazaquistão, Venezuela, Filipinas, Vietname, Colômbia, Egipto, Sudão, Marrocos e Cuba, todos declinando os convites por “razões variadas”.
Para além da China, parece que há mais uns tantos países que não estão de acordo com a nomeação da figura em causa, penso que não será por ser chinês, mas por terem medo que um ano destes lhes aconteça a mesma coisa, ou seja, o sublinhar de sistemas políticos onde os Direitos Humanos são espezinhados, notoriamente. Mas estes países, para além do receio, foram coerentes e mostraram-se, ocultando-se.
Para além dos países que não estiveram presentes, muuuuiiiitos marcaram presença, mas… vivem à custa da conivência com a exploração dos chineses pelos chineses, com negócios empresariais e jogos financeiros, mostrando uma hipocrisia inaceitável, para quem defende ao mesmo tempo os Direitos Humanos, embora também já os vão cerceando.
Quando os Direitos Humanos e a Democracia reinarem no mundo, as facilidades que a China oferece, acabarão como vieram, por falta de concorrência ao nível dos salários, concorrência que pregam os sacerdotes do Mercado, mas que lhes dá um jeito…
Viva a hipocrisia! Porque amanhã os aviões transportarão para a China, alguns dos presentes na cerimónia, para fazerem "negócios da china"…

5 comentários:

  1. é isso, Miguel, é!
    que tristeza...

    ResponderEliminar
  2. Miguel

    É indubitável a tua capacidade para fazeres análises bem sistematizadas e com argumentos contudentes.Em relação ao triste episódio do Nobel, nem faço comentários...Sempre os interesses políticos!!!!

    ResponderEliminar
  3. Ema e Ibel
    Fazendo o triângulo da lucidez e da contrafacção de "ideologias", estamos de acordo e muito mais gente que não comenta, porque concorda...
    E assim levam a vida e levam-nos a vida!

    ResponderEliminar
  4. Leia-se "contundentes".
    Meninos, a professora enganou-se. Pronto, riam-se lá;((

    ResponderEliminar