(per)Seguidores

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Norte continua a sofrer, mais do que o resto do País

As 571 empresas que encerraram no distrito de Braga este ano correspondem ao triplo das que fecharam portas em 2009, de acordo com dados dos representantes dos empresários e das comissões de trabalhadores.
A Associação Industrial do Minho adiantou que o encerramento destas empresas conduziu 24 mil famílias à pobreza (aumento de 20% dos novos pobres). O distrito contabiliza agora 660.000 desempregados.
«A culpa não pode morrer solteira porque foram os políticos que nos desgovernaram e os grandes grupos económicos que usaram e abusaram dos trabalhadores», afirmou José Augusto, da coordenadora das comissões de trabalhadores do distrito.
«Há gente que passa fome para poder pagar a renda de casa», atirou. Estas famílias, que têm entre 1 e 4o filhos, estão a recorrer a instituições para terem uma refeição quente por dia.
A economia do distrito de Braga perdeu quase 3.500 empresas nos últimos dois anos. As dissoluções naturais foram responsáveis pelo encerramento de 2.388 entidades empresariais e as insolvências impuseram o fecho de 1.108 empresas. Os encerramentos expressam o agravamento da crise, traduzindo um aumento global de quase 8 pontos percentuais face a 2008, sendo a subida mais acentuada ao nível das falências.
A coordenadora dos trabalhadores de Braga acaba de denunciar o aumento de mais 24.000 famílias do distrito que passaram a estar em situação de pobreza face ao ano passado. A grande maioria «são agregados com um ou mais filhos, que têm de recorrer às instituições sociais para terem uma refeição quente». Esta subida abrupta do número de pobres no distrito está directamente relacionada com o desemprego.
Continua a desigualdade social por regiões, com o Norte à frente, que é melhor dizer, a trás do resto do país, sem que os cidadãos portugueses do Norte, tenham feito algo para merecer esta distinção.
Já chegavam as desigualdades individuais, com toda a injustiça, para agora haver estas discrepâncias, sem que ninguém responsável faça algo para evitar tal “sorte”.
Venha a REGIONALIZAÇÂO, para não sermos desgovernados pela CAPITAL, que deo CAPITALismo já estamos fartos!
 Levanta-te e c(h)ora! Esta é a IGUALDADE nacional!

Sem comentários:

Enviar um comentário