(per)Seguidores

domingo, 7 de novembro de 2010

Um conto chinês sobre a Sabedoria chinesa

Rio Yangtzé - Terraços
No século 3 a. C., a China encontrava-se no período de Três Reinos, nomeadamente o reino Wei no norte, o reino Shu no sudoeste e o reino Wu no sul. Uma vez, o reino Wei mobilizou as suas tropas para atacar o reino Wu aproveitando o rio Yangtsé e instalou as suas tropas à margem do rio esperando a oportunidade.
O general do reino Wu, Zhou Yu, decidiu defender o país com arcos e flechas depois de analisar a situação da guerra, mas, encontrou um quebra-cabeças: era preciso produzir 100.000 flechas necessárias para um curto espaço de tempo.
Nesse momento, o primeiro-ministro do reino Shu, Zhuge Liang, uma pessoa muito inteligente, veio visitar o reino Wu, e assumiu o compromisso de fornecer as 100.000 flechas em apenas 3 dias a Zhou Yu, dizendo que se não cumprisse a tarefa, poderia ser decapitado.
Zhuge Liang mandou Lu Su, ministro do reino Wu, preparar 20 barcos com montes de ervas e 30 soldados respectivamente e mandou encobrir as ervas com panos.
Passaram os primeiros 2 dias e Zhuge Liang não fazia nada e já no 3º dia, todo o mundo estava muito preocupado, porque ainda não tinha chegado nenhuma flecha. À meia-noite do 3º dia, Zhuge Liang convidou às escondidas Lu Su para um barco dizendo-lhe: “vamos buscar as flechas”. Muito desconfiado, Lu Su perguntou: “onde vamos buscar as flechas?” Zhuge Liang respondeu com um sorriso: “Vai saber na hora”. E mandou ligar todos os vinte barcos com uma corda grande e partir para o acampamento das tropas do Wei.
Estava uma noite de espesso nevoeiro. Ao aproximar-se do acampamento do reino Wei, Zhuge Liang mandou que todos os barcos se colocassem em linha enfrentando as tropas inimigas e os soldados nos barcos começassem a tocar os tambores e gritassem. Lu Su ficou assustado e disse a Zhuge Liang: “temos apenas 20 barcos pequenos e uns 300 soldados. Se as tropas do reino Wei nos atacarem, vamos morrer de certeza”. Mas Zhuge Liang disse: “tenho a certeza de que as tropas do Wei não nos vêem atacar neste nevoeiro. Vamos tomar vinho”.
Inteirado do ataque das tropas do reino Wu, o Comandante-em-chefe das tropas do reino Wei, Cao Cao, convocou uma reunião dos generais. Como não conhecia bem a situação das tropas dos Wu, escondidas por trás do nevoeiro, decidiu que as suas forças se limitariam a lançar flechas contra os barcos para impedir o desembarque dos inimigos. Cerca de 10.000 soldados foram mobilizados para a margem do rio e começaram a lançar flechas contra os barcos do reino Wu. E em pouco tempo, os montes de ervas que davam para o acampamento dos Wei ficaram cheios de flechas. Zhuge Liang ordenou que os barcos fizessem uma volta para que o outro lado dos barcos ficasse exposto às flechas. Assim, quando o céu começou a clarear, Zhuge Liang mandou a frota que estava cheia de flechas retirar-se. Só nesse momento, Cao Cao entendeu o que tinha acontecido e ficou muito aborrecido.
A frota dirigida por Zhuge Liang voltou ao acampamento das tropas dos Wu, e o Comandante-em-chefe Zhou Yu mandou 500 soldados transportarem as flechas e apurar o seu número.
Eram mais de 100.000 flechas.

3 comentários:

  1. Miguel

    A história é tua? Muito boa...!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ibel
    A história é chinesa, retirada de um site chinês em português (basta clicares no título da história e vais lá) que tem muitas coisas bonitas e muita propaganda.
    O que fiz foi usar a bonita "arma" do inimigo e virá-la contra ele...
    Quando falta matéria, usa-se a imaginação.
    Amanhã sai um provérbio chinês... e outro português.

    ResponderEliminar