(per)Seguidores

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O CONTRADITÓRIO, por uma ex-Professora de Gestão

A ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite disse que Portugal está a perder a sua independência quando vende os seus activos para pagar dívida, numa alusão aos acordos económicos com a China.
“Eu devo dizer que considero isso um sinal de perda de independência (…). Se eu estiver totalmente endividada e já não souber como pagar o que devo, eu começo a vender coisas, vendo as jóias, o automóvel, a casa, vou vendendo coisas para ir pagando, não tenho forma de obter receita para pagar o que devo”, começou por explicar Manuela Ferreira Leite, utilizando o exemplo da gestão doméstica de cada cidadão.
“Eu quando vejo os chineses a comprarem uma parte de um banco ou uma parte de uma empresa pública, sei que nós não estamos a fazer mais nada do que a vender os nossos activos aos estrangeiros”, apontou. “Melhor exemplo de perda de independência parece-me difícil de verificar”, realçou a ex-ministra das Finanças. “Estamos efectivamente a chegar a essa situação quando vejo estas vendas, ninguém nos vem comprar a dívida pelos nossos bonitos olhos”, alertou.
“É um ponto que considero altamente preocupante, mas sintomático e previsível que aconteça, portanto, aquilo que mais condeno na orientação política que está a ser seguida é não se fazer nada com previsão”, disse ainda.
Segundo Manuela Ferreira Leite, a solução para a crise em que Portugal está mergulhado “só pode ser alterando o modelo económico”, porque “se o modelo económico em que o Governo baseou toda a política chegou a esta situação só pode desejar-se que seja uma coisa diferente”.
Se Manuela Ferreira Leite não fosse ex-líder do PSD, seria ouvida como qualquer professora de economia, e de gestão, como uma técnica que sabe umas coisas sobre o que diz, porque tem obrigação de saber alguma coisa.
Se Manuela Ferreira Leite fosse uma Administradora de qualquer coisa, o que dissesse seria filtrado por quem a escutasse, tendo em conta os interesses que defenderia.
Seja quem for que diga o contrário do que nos dizem os pragmáticos e interessados nestes negócios, merece uma leitura e análise isenta, que é o que se chama de Contraditório. E por isso, a exposição do que não vai ser muito exposto nos nossos media, embora seja notícia, vinda de quem vem.
Tive sorte de MFL vir hoje dizer, mais coisa menos coisa, o que Louçã disse ontem, que poderia levar a pensarem que o blogue é faccioso.
Agora já sabem que contra facções é o lema e a prática, onde apenas contam os argumentos.

4 comentários:

  1. eheheh
    falaste , ou melhor, escreveste bem...

    ResponderEliminar
  2. Eu faço a mesma leitura da Ferreira Leite, não sendo embora PSD. E as tuas considerações são muito pertinentes.
    O pior é que a dívida aumenta...

    ResponderEliminar
  3. Ema
    Apesar da sra. ter estado contra o OE e depois estar a favor, sem se saber porquê. Mas argumentos são argumentos e pront(us)!

    ResponderEliminar
  4. Ibel
    Engraçado é que MFL disse o mesmo que o Louçã, que publiquei antes e ninguém tenha comentado o "outro".
    O pior é que os profissionais da Economia, nem sabem ler a sina, a nossa, porque a deles já está traçada...

    ResponderEliminar