(per)Seguidores

domingo, 7 de novembro de 2010

A Igreja da Sagrada Família e Antoni Gaudí

Antoni Placid Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de Junho de 1852 — Barcelona, 10 de Junho de 1926) foi um arquitecto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (variante local da art nouveau).
A influência de Antoni Gaudí em Barcelona é muito forte com obras em vários bairros da cidade, podendo visitar algumas como o Parque Guell, a casa Batlló, a casa Milà, ou a Sagrada Família, que todavia está em construção segundo os planos de Gaudí. As obras de Gaudí combinaram o estilo de arquitectura da cidade e um movimento de modernismo da mesma. Os seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitectura gótica (reflectindo o revivalismo do século XIX) e da arquitectura catalã tradicional. Nos primeiros anos de sua carreira, Gaudí foi fortemente influenciado pelo arquitecto francês Eugene Viollet-le-Duc, responsável no seu país por promover o retorno às formas góticas da arquitectura.
Com o tempo, entretanto, passou a adoptar uma linguagem escultórica bastante pessoal, projectando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas.
Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente o Templo Expiatório da Sagrada Família possuem um poder quase alucinatório.


  






Atualizado em 25 de abril de 2014
Como será a Sagrada Família de Gaudí quando finalizada em 2026

2 comentários:

  1. Uma das terras onde não me importaria de viver.E o Gaudi embelezou-a muito.
    Mas preferia talvez Paris. E daí não sei.

    Beijoca, Mig.

    ResponderEliminar
  2. Para viver, Paris!
    Para ver, a Sagrada Família e tudo que é Gaudí!

    ResponderEliminar