(per)Seguidores

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

1 homem rico bom e 2 bons projectos portugueses

Projectos têm duas abordagens diferentes para a resistência à infecção
A malária é uma doença cujo combate continua a desafiar investigadores por todo o mundo. De forma a incentivar o estudo desta doença mortífera, a Fundação Bill & Melinda Gates, no âmbito do programa Grand Challenges Exploration, vai financiar dois projectos portugueses que almejam combatê-la através de diferentes meios e abordagens inovadoras.
No Instituto de Medicina Molecular (IMM), Miguel Prudêncio, Maria Mota e a sua equipa propõem desenvolver uma vacina contra a malária, enquanto Miguel Soares (Prémio Seeds of Science - Ciências da Saúde - 2011), do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), e Henrique Silveira, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), pretendem abordar esta doença por outra vertente, recorrendo a anticorpos contra a flora intestinal, produzidos naturalmente no corpo.
Ambos os projectos foram distinguidos por apresentarem “formas audaciosas e não-ortodoxas para a resolução de problemas de saúde pública em países em vias de desenvolvimento”,  pelo que vão receber 100.000 dólares por um período de 6 a 18 meses, extensível a um 1.000.000 de dólares, caso os projectos demonstrem sucesso nesta fase inicial.
65 projectos financiados em todo o mundo
A 5ª edição do programa Grand Challenges Exploration financia, no total, 65 projectos em 16 países, nos 5 continentes.
"O que precisamos neste momento para a saúde global são ideias corajosas e inovadoras, como estas", diz Tachi Yamada, presidente do Global Health Program da Fundação Bill & Melinda Gates, frisando que está com “muitas expectativa para os avanços que alguns destes projectos poderão produzir, que terão impacto real na qualidade de vida de milhões de pessoas."
Apesar de críticas que fazem a Bill Gates, na realidade tem demonstrado que a riqueza não faz mal a toda a gente. Empenhado em vários projectos humanitários a nível mundial, em parceria com instituições internacionais e Ongs, concretamente com o Rotary International, para erradicar a Poliomielite, sendo outro dos combates em que participa, a criação de uma vacina para acabar com a Malária em África. Recentemente, propôs e encabeçou com Warren Buffett, um desafio aos multimilionários para doarem metade da sua fortuna a obras de caridade, a que responderam na hora, 40 Milionários dos EUA.
Temos que ficar orgulhosos e com a auto-estima em alta, por duas equipas portuguesas, formadas por portugueses terem sido escolhidas entre 65, não só por serem consideradas capazes de levar avante o desafio, mas também por mostrarem que a sociedade civil de Portugal não se comparar com a sociedade política e empresarial.
Mas, o TER ainda impera sobre o SABER, apesar de quem tem, dizer que o importante é saber. E é, ou há-de ser!

Sem comentários:

Enviar um comentário