(per)Seguidores

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A ciência pode ser ponte para Aproximar Culturas

Políticas científicas a favor do desenvolvimento durável deverão ser aplicadas nos domínios do ambiente, gestão de recursos naturais e na elaboração de estratégias de inovação, defendeu hoje a Directora-geral da Unesco, Irina Bokova.
Na sua mensagem, por ocasião da jornada integrada no Dia Mundial sob o lema: “A ciência pela aproximação dos povos e das culturas”, que se celebra hoje, a directora da Unesco sublinha que tal política visa evitar catástrofes e a aproximação dos povos. “O conhecimento científico deverá ser aplicado a favor do ambiente, gestão de recursos naturais e na elaboração de estratégias de inovação nos domínios da ciência e da tecnologia”, lê-se na mensagem.
O facto de a ciência e a tecnologia terem a capacidade para a aproximação dos povos na luta contra a alteração climática e em organizações de pesquisas nos domínios nucleares, bem como nos domínios da biologia, cultura e outros ramos, são aspectos que levam a aplicação de tal  política, refere o documento.
As políticas científicas abrangem também a diplomacia cultural aliada às estratégias de desenvolvimento, lê-se na mensagem. “Estou convencida que devemos contar com o poder da ciência para aproximar os povos e as culturas”, finalizou Irina Bokova.
Num conceito abrangente de Cultura, a ciência, como tudo que intervém no quotidiano dos países e dos seus povos, fazem a aproximação dessas culturas e o reforço dos respectivos benefícios.
Claro que é preciso que o conceito de Cultura não seja o tradicional e redutor, que atribui mais valor ao “trabalho” da Cigarra do que ao da Formiga…

Sem comentários:

Enviar um comentário