(per)Seguidores

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

“Analistas” e Especuladores, de fora e de dentro

António Vitorino defende a convergência das forças políticas numa plataforma comum. Em entrevista ao "Diário Económico" defendeu que o PS e o PSD deveriam entender-se. E não deixou de criticar a actuação do Governo de José Sócrates, acusando-o de acordar tarde para o problema da dívida soberana.
Não foi este Vitorino que fez os 2 últimos Programas Eleitorais deste PS?
Não é o mesmo que, sempre rejeitou cargos políticos, sendo-o, para ganhar o pão-dele-de-cada-dia?
Não é o mesmo que à 2ª feira, na RTP1, fazia análises de acordo com o Programa deste PS e sabia como se resolvia tudo, quer ao nível das aldeias, quer a nível mundial?
Não é o mesmo que, mantinha uma relação privilegiada com o PM?
Então foi o PM que não acordou, ou o Advogado e Administrador de Empresas que não acordou o chefe?
Está na hora do lava-mãos…
As taxas de juro da dívida portuguesa continuavam esta manhã acima dos 6,6 por cento, quase alinhadas com o valor de fecho de sexta-feira, e a margem (spread) face às suas equivalentes alemãs, estava a descer.
Nem a aprovação do OE, nem a confiança de Hu Jintao em Portugal fazem efeito…
O presidente do IGCP, Alberto Soares, diz que está a fazer-se um esforço no sentido de diversificar a origem dos investidores em dívida portuguesa e 93% das necessidades de financiamento para este ano já estão conseguidas.
As declarações surgem depois da visita do Presidente chinês Hu Jintao a Portugal. O responsável manifestou-se “disposto a apoiar, através de medidas concretas, os esforços portugueses para enfrentar os impactos causados pela crise financeira internacional e alargar a nossa cooperação económica e comercial”.
Não foi anunciado, no entanto, um acordo concreto com vista à compra de dívida soberana portuguesa por parte da China. Mais de 75% da dívida emitida por Portugal está, neste momento, nas mãos de investidores estrangeiros, o que está a ser um factor desfavorável para a percepção de risco de Portugal.
Afinal Louçã tinha alguma razão ao dizer que havia portugueses a lamberem o prato da Dívida Soberana, que pelos vistos 25% são de cá.

2 comentários:

  1. O comboio estremece e vai descarrilar. Os cacos para onde vão?? sobrará algo inteiro?
    TERRÍVEL, Miguel!
    O Vitorino, sempre a sorrir de fartura e a santificar o senhor engenheiro...agora acordou?
    Ora bolas para a brincadeira.

    ResponderEliminar
  2. Ibel
    Eu acho que o Vitorino andou sempre acordado e bem acordado e a anastesiar toda a gente, inclusive o PM. A anestesia acabou e ele vem dizer que foi o chefe que esteve a dormir e esteve.
    Se ele começa a abandonar o barco, é sinal de que a ratazanada se vai atirar ao mar e só o capitão vai ao fundo com o bote, se tiver coragem. Terá?

    ResponderEliminar