(per)Seguidores

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Moralista, a Solidária, o Enrascado e o Bom aluno…

Novas revelações hoje publicadas pelo jornal Libération ligam o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a um suposto desvio de fundos, relacionado com o pagamento de comissões ilegais ao Paquistão na venda de submarinos franceses.
O jornal afirma que o desvio terá ocorrido quando Sarkozy era ministro do Orçamento em 1994.
O caso tem ramificações políticas, já que algumas testemunhas disseram que parte das comissões pagas ao Paquistão voltaram para França para financiar a campanha das eleições presidenciais de 1995 do ex-primeiro-ministro Edouard Balladur, que tinha Sarkozy como forte aliado.
Parece que a venda de submarinos é que deita os países “ao fundo”, com a mesma estratégia de comissões ilegais, só que em França a Justiça demorou 16 anos a detetar o naufrágio e a identificar o timoneiro… Pelos vistos, o “Grande Chefe” Sarkozy pode estar comprometido como ministro responsável pelo setor e terá havido um desvio para a campanha eleitoral do seu chefe.
E não foi por desvio de fundos que Giscard d’Estaing apanhou 2 anos de cadeia (suspensa, como cá)?
A confirmar-se (mas o homem é sério, menos quando se ri) e deve ser tudo contra-informação por causa das eleições presidenciais deste ano, embora até prova em contrário, seja um presumível inocente…
Mas deixa-nos triste que gente como esta queira liderar uma Europa, por poder usar os mesmos estratagemas, num território mais vasto…
O Moralista!
O mercado laboral na Alemanha volta a surpreender. Depois de ontem ter sido divulgado que o país atingiu o mais alto nível de emprego desde a reunificação, hoje é avançado que o desemprego no país deslizou acima do previsto em Dezembro. O emprego é a esperança para que a maior economia da Zona Euro não entre em recessão.
Foram menos 22 mil pessoas sem emprego na Alemanha no mês de Dezembro face ao mês anterior, o que totalizou cerca de 2.890.000 de alemães.
As empresas de construção deram um contributo positivo para o desempenho do mercado laboral germânico, já que um dos Invernos mais quentes de sempre permitiu que um grande leque de trabalhadores não fosse dispensado.
Com a queda das exportações, devido à crise da dívida, a esperança é que a reduzida taxa de desemprego impeça a contracção económica.
Entre as estatísticas, a sua divulgação pelos media e a realidade, pode durar apenas um dia. Ontem o desemprego era o melhor de sempre, hoje já está a descer…
E se como se diz que o emprego é a esperança para que a economia alemã não entre em recessão, é fácil percebermos, pelo princípio dos vasos comunicantes, que aumentando o desemprego nos outros países do euro, aumenta o emprego na Alemanha… E os economistas não sabem disso? Será essa a razão para que a troika e Merkozy nos impõem a austeridade que leva ao desemprego e à recessão? Não pode ser, porque os economistas sabem disso!
E lá como cá, o setor da construção civil tem um impacto forte nos números do desemprego, razão porque cá estamos pelas ruas da amargura.
Merkel afinal sabe o que faz e com quem faz e o ministro das finanças alemão também e por isso é que rosnam e até batem o pé aos pequenos caloteiros, como nós, porque quando há fome até os ossos dão para fazer sopa de pedra…
Mas deixa-nos triste que gente como esta queira liderar uma Europa, por poder usar tais estratagemas, sobretudo quando sabem que as exportações vão diminuir, porque eles querem, mas não querem que o desemprego deles aumente…
A Solidária!
O número de desempregados na Espanha atingiu um nível recorde no fim de dezembro, a 4.422.000 de pessoas, o que "confirma a deterioração da situação económica no segundo semestre do ano", anunciou o ministério do Trabalho.
Os dados mostram o desemprego na Espanha num nível sem precedentes desde o início da crise, em 2008, e desde o começo da série estatística divulgada pelo ministério, em 1996 e tem o índice de desemprego mais elevado do mundo desenvolvido, 21,52% no terceiro trimestre de 2011.
Reduzir o desemprego e sanear as finanças são as prioridades do novo governo conservador de Mariano Rajoy.
Como cá, apesar de apearem do poder o último partido socialista, as coisas continuam a deteriorar-se, como aconteceu em situações idênticas (e cá), sem qualquer relação causal e continuará para proteção dos nossos meio-irmãos alemães.
A ver vamos se o conservador Rajoy encontra solução para tão grave problema, mas com a descida da construção no país vizinho, não vai ser fácil e sendo ele conservador, vai naturalmente conservar os “valores” da sociedade a que almejam…
Mas deixa-nos triste que gente tão empenhada na melhoria do nível de vida do seu país se sintam desiludidos e desiludam quem os elegeu, embora no caso o candidato a PM não tenha prometido quase nada para não lhe chamarem mentiroso…
O Enrascado!
Por tudo isto é que nos mete pena, que o nosso governo ainda se tenha disponibilizado a confiscar-nos mais do que os seus chefes já lhes pediam, redundando, seguramente em maior e mais rápido insucesso (para nós), mesmo que eles tenham boas notas. Mas com mestres destes, cheira que os critérios de avaliação não serão muito científicos, por mais evidências que se lhes apresentem…
O Bom aluno!
Mas o pior é que a dupla Merkozy vai reiniciar as reuniões do costume, com os resultados do costume… Enquanto estiveram calados, nem se ouviu falar dos mercados, nem das agências de rating

6 comentários:

  1. Anabela
    Foi Natal e este ano toda a gente levou a mal, mas este ano só alguns...

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel
    Os teus comentários merecem um Excelente+!
    Cambada de hipócritas!

    ResponderEliminar
  3. maria
    Obrigado pelo Excelente+, mas o Bom já me bastava para não progredir...

    ResponderEliminar
  4. eheheh...
    Tens razão Miguel. Para ficar no mesmo sítio o bom já te basta mas o Excelente fica sempre bem!

    ResponderEliminar
  5. maria
    É como se estivesse no ativo... mas já estava em cima.

    ResponderEliminar