(per)Seguidores

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

À saúde pela Lusofonia e à saúde para os lusófonos

Instituição fica sediada na cidade da Praia e resulta do "forte compromisso político dos ministros da Saúde" da organização.
"O centro é um passo decisivo" na redução da mortalidade infantil e materna e "no combate às doenças transmissíveis no espaço da CPLP", disse ao DN o ministro da Saúde angolano, José Van Dunem, falando na cidade da Praia, após a inauguração do Centro de Formação Médica Especializada (CFME). "Primeiro projecto prático específico na área da saúde", o CFME materializa uma "ideia essencial para a melhoria dos indicadores de saúde da CPLP", podendo, a prazo, "ter uma componente assistencial ou de utilização de unidades de referência em cada país", defendeu o ministro enquanto representante do país na presidência da organização.
A cerimónia contou ainda com a presença do ministro da Saúde de Cabo Verde, Basílio Mosso Ramos, do secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, e dos bastonários das ordens médicas dos países de língua portuguesa.
O CFME resulta do "forte compromisso político dos ministros da Saúde da CPLP", notou o Director de Cooperação, Manuel Lapão, e permitirá "a actualização e melhor preparação do pessoal médico de países em que estes aspectos não são fáceis de alcançar".
A escolha da capital cabo-verdiana "resultou do posicionamento geostratégico do arquipélago e do envolvimento do Governo do país, que sempre se mostrou interessado em acolhê-lo e patrocinar a sua actividade", notou Manuel Lapão. Para este responsável da CPLP, a ideia, surgida em 2007 a partir de uma iniciativa das ordens médicas dos países membros, "tem impacto imediato na vida das populações". Nesta fase, vão ser ministrados cursos sobre saúde materno-infantil, infecciologia, hipertensão, cuidados paliativos e uma pós-graduação em Saúde Pública, com duração de 18 meses.
Os cursos, preparados para acolher 25 formandos por acção, vão ter a aprovação das ordens médicas, dispondo o CFME de um Conselho Científico que define os conteúdos curriculares.
O CFME concretiza um "passo importantíssimo" de uma estratégia mais vasta, que abarca a criação de uma rede de manutenção de equipamentos hospitalares, a sua uniformização e a aquisição conjunta de medicamentos, salientou ainda o ministro angolano.
Isto é Lusofonia! Cooperação, solidariedade, factos!
Esperemos que o nosso Governo e a Ordem dos Médicos tenham estado presentes e que nunca se abstenham pela ausência e que haja ONGs disponíveis para engrossar o apoio.

2 comentários:

  1. Tu acreditas nos médicos???? Abra a boca, não tem nada.Cinco minutos.80 euros.

    ResponderEliminar
  2. Ibel
    Acredito que a ordem dos Médicos tenha algo no programa de acção, quanto mais não seja para ir às Conferências da Lusofonia...

    ResponderEliminar