(per)Seguidores

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Contradições das estatísticas, com tradições

O IDH de Portugal é metade do da Espanha. O país também é o país com a mais baixa média de anos de escolaridade no conjunto dos 27 países da União Europeia.
Portugal subiu uma posição, para o 40.º lugar, no ranking do IDH 2010 do relatório das Nações Unidas que avalia o bem-estar das populações de 169 países.
Em 2009, o país tinha um índice de 0.791, segundo o novo cálculo do organismo. Em 2010, o valor sobe para 0.795, o que coloca Portugal no 40.º lugar da lista dos 42 países mais desenvolvidos - só a Polónia e Barbados estão pior avaliados neste grupo. Num ano, o país subiu um posto.
O PNUD passou a utilizar novos indicadores para avaliar a progressão dos países nas mais diferentes áreas, como na economia, educação e saúde.
De acordo com o levantamento da ONU, o país com maior IDH é a Noruega, que está no topo da lista.
No relatório, com periodicidade anual, os países são divididos em quatro grupos em termos de desenvolvimento humano, designadamente, muito elevado, elevado, médio e baixo.
Portugal está no primeiro grupo (IDH muito elevado), integrado por 42 países. Neste grupo, abaixo de Portugal só estão a Polónia e Barbados. A Espanha ocupa neste grupo o 20.º lugar.
Se a comparação for feita entre os 27 países da União Europeia, atrás de Portugal estão a Polónia (41.º lugar no ranking mundial), Letónia (48.º lugar) Roménia (50.º) e Bulgária (58.º).
O IDH tem por critérios-base, para perceber o bem-estar de uma população, a expectativa de vida ao nascer, riqueza e educação.
A esperança de vida em Portugal, ao nascer, é de 79,1 anos, menos 2 do que os espanhóis e menos 3 que os japoneses, que têm uma esperança de vida de 83,2 anos. A média mundial é de 69,3 anos.
Já a média de escolaridade em Portugal é de 8 anos, face a 10 anos na Espanha ou a 12,6 anos na Noruega. No conjunto da União Europeia (27 países), Portugal ainda é o país com a mais baixa média de anos de escolaridade. A Polónia, que está em 41.º lugar do ranking mundial, tem uma média de 10 anos, a Letónia (48.º lugar no ranking) tem uma média de 10,4 anos, a Roménia (50.º) de 10,6 anos e a Bulgária (58.º) de 9,9 anos.
Quanto ao Rendimento Nacional Bruto per capita em Portugal é de 15.7347 € (22.105 dólares), o que corresponde a metade do rendimento per capita na Noruega, que é de 58.810 dólares.
No fim da tabela elaborada pelo PNUD está o Zimbabwe, com um coeficiente de 0.140 pontos. O país africano apresenta hoje piores indicadores do que os registados em 1970. O colapso económico e o HIV (sida/aids) são os principais factores. Já o Omã, China e Nepal são os países que mais evoluíram nas últimas quatro décadas.
Em 2010, a lista das dez nações menos desenvolvidas entre as 169 avaliadas é completada pela República Democrática do Congo, o Níger, Burundi, Moçambique, Guiné-Bissau, Chade, Libéria, Burkina Faso e o Mali.
Angola está na 146ª posição, São Tomé e Príncipe no 127.º posto, Timor-Leste em 120.º, Cabo Verde em 118.º e o Brasil no 73.º lugar. Na Europa, o pior classificado é a Moldávia, no 99.º lugar.
Os portugueses consideram-se mais ou menos bem "com a vida em geral": numa escala de zero a dez posicionam-se em 5,7.
A verdadeira riqueza das Nações: Caminhos para o Desenvolvimento Humano
O Relatório de 2010 segue a tradição de ir além das fronteiras do pensamento do desenvolvimento. Pela primeira vez desde 1990, o Relatório faz uma retrospectiva rigorosa sobre as últimas décadas e identifica tendências e modelos muitas vezes surpreendentes com lições importantes para o futuro. Estes caminhos distintos para o desenvolvimento humano mostram que não existe apenas uma fórmula para o progresso sustentável — e que os ganhos notáveis a longo prazo podem ser e foram conquistados mesmo sem um crescimento económico consistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário