(per)Seguidores

sábado, 9 de outubro de 2010

Para se entender o mínimo de “economês” e o BdP

Conceito de Produção de Paulo Nunes - Economista, Professor e Consultor de Empresas
A Produção é um tipo de fenómeno económico que consiste na actuação do Homem sobre a Natureza com o objectivo de obter, através de um determinado processo produtivo, bens  (incluindo produtos e serviços) necessários para a satisfação das suas necessidades.   Dito de outra forma, a produção inclui os bens iniciais (ou bens intermédios) e todas as operações e factores de produção que lhe agreguem valor.
Em termos teóricos, a produção pode ser definida em função dos factores de produção utilizados mediante uma função matemática designada por função produção.
Conceito de Bem - Do ponto de vista da economia, um bem é algo que, quando utilizado ou consumido, satisfaz uma necessidade concreta sentida pelo Homem. Sempre que estes bens existam na Natureza em quantidade ilimitada ou pelo menos superior à quantidade necessária para satisfazer as necessidades existentes (por exemplo o ar respirável ou a luz do Sol), diz-se que estes bens são livres. Contudo, a grande maioria dos bens existem em quantidade limitada ou insuficiente para satisfazer todas as necessidades humanas, ou seja, são escassos. Neste caso diz-se que estes bens são bens económicos e passam a adquirir um determinado preço. Por exemplo, há algumas dezenas de anos os lugares de estacionamento nas grandes cidades eram superiores às necessidades - neste caso o bem lugar de estacionamento era livre e, portanto gratuito. A partir do momento em que os lugares de estacionamento começaram a ser escassos, este passaram a ter um preço, isto é, deixaram de ser livres para passarem a constituir um bem económico.
Diferentes Classificações dos Bens Económicos
No caso dos bens económicos, estes podem ser classificados das seguintes formas:
- Quanto à sua duração (duradouros / não duradouros): Consideram-se bens duradouros quando podem ser utilizados mais do que uma vez como por exemplo um carro, o vestuário, a casa e as máquinas; consideram-se bens não duradouros aqueles que apenas podem ser utilizados uma vez tais como os alimentos, os combustíveis ou os serviços.
- Quanto à sua função (bens de produção / bens de consumo): Os bens de produção (também designados por factores produtivos) são aqueles que se utilizam para a produção de outros bens tais como as matérias-primas e os equipamentos; os bens de consumo são bens que satisfazem directamente as necessidades humanas, entre os quais os alimentos, o vestuário e os serviços lúdicos.
- Quanto às suas relações recíprocas (bens substitutos e bens suplementares): Dois bens são substitutos entre si se for possível a sua substituição para satisfação da mesma necessidade (como por exemplo o sumo e a cola ou a televisão e o cinema); dizem-se complementares se a satisfação de determinada necessidade se processar melhor quando foram consumidos os dois bens em simultâneo (como por exemplo, o carro e a gasolina ou o fogão e o gás).
Conceito de Necessidade - Uma necessidade é, por definição, um estado de carência que é preciso ultrapassar ou satisfazer. Dado que as necessidades humanas apresentam uma grande multiplicidade e são virtualmente infinitas e que, por outro lado, existe escassez de recursos necessários para as satisfazer, coloca-se um problema, o qual constitui o chamado "problema económico".
Características das Necessidades
Em termos económicos, são geralmente atribuídas três categorias de características às necessidades, nomeadamente:
- Multiplicidade: existem inúmeros tipos de necessidades, as quais são virtualmente ilimitadas, o que significa que por mais necessidades que um indivíduo tenha satisfeito, surgem sempre novas necessidades para satisfazer.
- Substituibilidade: esta característica significa que a mesma necessidade pode ser satisfeita por diferentes bens, isto é, por bens substitutos.
- Saciabilidade: a saciabilidade significa que a intensidade com que uma determinada necessidade é sentida diminui à medida que é satisfeita, acabando por desaparecer por completo.
Conceito de Factor de Produção
Os factores de produção (ou inputs) são bens utilizados para produzir outros bens mediante a utilização de determinados processos e tecnologias de produção.
Categorias/Tipos de Factores de Produção
Uma das categorias de factores de produção são os inputs duráveis, isto é, não consumidos durante o processo produtivo. Tradicionalmente os economistas classificam os factores de produção em três grandes categorias: terra, trabalho e capital:
Terra: é considerado como um factor de produção primário e representa, em sentido lato, a terra utilizada na produção agrícola e pecuária, a terra para implantação de edifícios e outras construções, os recursos minerais e outros tais como o ar e a água;
Trabalho: tal como a Terra, é considerado como um factor de produção primário; representa não apenas o tempo de trabalho humano dispendido na produção, mas também as capacidades e conhecimentos das pessoas utilizados na produção; este factor produtivo é geralmente considerado como a chave do desenvolvimento económico;
Capital: inclui todos os bens duráveis produzidos com o fim de produzirem ou apoiarem na produção de outros bens ou serviços; podem ser incluídos neste tipo de factores produtivos as máquinas industriais, os equipamentos informáticos, os equipamentos de telecomunicações, os equipamentos de transportes, as instalações, entre diversos outros.
Conceito de Função Produção
A função produção indica qual a quantidade máxima de produto que pode ser produzida dada uma determinada quantidade de factores produtivos e uma determinada tecnologia. Este conceito pode ser aplicado a um produto ou a um serviço, a uma empresa, a um sector de actividade ou mesmo a toda uma economia.
Algebricamente e de uma forma simplificada, a função produção pode ser apresentada da seguinte forma: Q = Q (L, K), em que Q representa a quantidade de produto produzida e L e K a quantidade de factores produtivos, trabalho e capital respectivamente.
Para quem não gostar de poesia, tem esta alternativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário