(per)Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A pedido de um Reitor, que disse que não sabia…

Milton Friedman (à esquerda):
um dos idealizadores do neoliberalismo
Características da economia neoliberal, origem, críticas, liberdade económica, privatizações, pontos positivos, neoliberalismo e globalização
Introdução 
Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e económicas capitalistas que defende a não participação do Estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento económico e o desenvolvimento social de um país.
Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.
Características do Neoliberalismo (princípios básicos):
- Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
- Política de privatização de empresas estatais;
- Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
- Abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- Adopção de medidas contra o proteccionismo económico;
- Desburocratização do estado: Leis e Regras económicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das actividades económicas;
- Diminuição do tamanho do Estado, tornando-o mais eficiente;
- Posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
- Aumento da produção, como objectivo básico para atingir o desenvolvimento económico;
- Contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do Estado, ou seja, a lei da oferta e da procura é suficiente para regular os preços;
- A base da economia deve ser formada por Empresas Privadas;
- Defesa dos princípios económicos do capitalismo.
Críticas ao neoliberalismo
Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências económicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.
Pontos positivos
Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento económico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem.
Depois para cada item, há um rol de medidas escalonadas, que nos permite saber em que estádio nos encontramos, ou que foi conseguido impor, pelo Poder Político.
Com tempo, vou publicando essas ementas... 

2 comentários:

  1. Miguel Loureiro

    Os pontos positivos têm um erro histórico neles. Todas as grandes potências desenvolveram-se com políticas proteccionistas.

    ResponderEliminar
  2. Elenáro
    Por isso é que este blogue se chama "Contrafacção", de ideias feitas. O hífen é um preciosismo abrangente de outros temas e objectivos.
    Eu sei que as economias emergentes só começaram a emergir, quando acabaram as políticas proteccionistas.
    Mas se se tirar este ponto "positivo", só sobram negativos, que os neoliberais não querem que se denuncie, não querem acreditar e querem converter-nos, apesar dos desastres que foram nos países que aplicaram, para não chamar de crimes.
    Abraço

    ResponderEliminar