(per)Seguidores

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ao que chegamos! A uns, migalhas, a outros, cacau…

Portugal vai dispor de cerca 62.000 toneladas de cereais e 5.000 toneladas de leite em pó da União Europeia (UE) para distribuir, em 2011, no âmbito da ajuda alimentar aos mais necessitados.
No total, Portugal terá à disposição 61.906 toneladas de cereais, 458 de manteiga e 5.000 mil toneladas de leite em pó desnatado de existências públicas de intervenção para distribuir.
“O regime de ajuda aos necessitados é mais um sinal de que a Política Agrícola Comum não se destina apenas aos agricultores, mas a todos os cidadãos da UE. Calcula-se que, no ano passado, 13 milhões de pessoas beneficiaram dos diversos programas nacionais”, disse esta segunda-feira o Comissário Europeu para a Agricultura.
O orçamento total do regime é de 480 milhões de euros, cabendo a Portugal produtos avaliados em cerca de 20 milhões.
A participação dos Estados-membros no programa é voluntária e a ajuda destina-se normalmente a um vasto leque de pessoas em situação de pobreza, entre as quais famílias em dificuldades, idosos com poucos meios, pessoas sem-abrigo, pessoas com deficiência, crianças em risco, trabalhadores pobres, trabalhadores migrantes e requerentes de asilo, mediante a colaboração dos Estados-membros com associações caritativas e/ou serviços sociais locais.
Segundo recentes estimativas de Bruxelas, em média, 17% dos habitantes da UE vivem à beira ou abaixo do limiar de pobreza, enfrentando, pois, uma situação de pobreza alimentar que não lhes permite, por exemplo, tomar uma refeição equilibrada de dois em dois dias.
Isto nem merece qualquer tipo de comentário.
É a vergonha de um país e a sem-vergonha de quem está na origem e na manutenção deste Estado…
Só falta dizer à EU: “Obrigadinhos e seja pela alma de quem lá têm!”

Sem comentários:

Enviar um comentário