(per)Seguidores

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

As competências certificadas dos nossos políticos

Secretário-geral do PS
José Sócrates estudou nas escolas básicas e na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, cidade onde viveu na juventude. Ingressou em 1975 no recém-criado Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), tendo obtido, em 1979, um diploma de bacharelato como Engenheiro Técnico Civil.
Entre 1987 e 1993, esteve matriculado no curso de Direito da Universidade Lusíada, em Lisboa, tendo-o abandonado. Participou no curso de Engenharia Sanitária para engenheiros municipais da Escola Nacional de Saúde Pública.
No ano lectivo de 1994/95 ingressou no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) de modo a obter um Diploma de Estudos Superiores Especializados (DESE), equivalente à licenciatura. Abandonou esta opção e 1996, obteve o diploma de licenciatura em Engenharia Civil pela Universidade Independente, encerrada em 2007 por falta de qualidade pedagógica e má conduta ética e administrativa, através de um processo paralelo movido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior português.
Sócrates frequentou, sem concluir, um mestrado no ISCTE-IUL, tendo-lhe sido atribuído um diploma de MBA por aquela instituição em 2005, referente à parte lectiva do mestrado que frequentou.

Presidente do PSD
Fez os estudos no Liceu Nacional Camilo Castelo Branco.
Quando tinha 36 anos, finalizou a licenciatura em Economia, pela Universidade Lusíada de Lisboa (2001).
Foi consultor da Tecnoforma (2000-2004), Consultor da LDN Consultores (2001-2004), Director do Departamento de Formação e Coordenador do Programa de Seminários da URBE - Núcleos Urbanos de Pesquisa e Intervenção (2003-2004), até ingressar como Director Financeiro no Grupo Fomentinvest (2004-2006. Passou a membro da Comissão Executiva (2007-2009), funções que veio a acumular com as de Presidente do Conselho de Administração da HLCTejo (2007-2009).
No Instituto Superior de Ciências Educativas leccionou as disciplinas de Economia Aplicada e Economia do Turismo (2007-2009).

Líder do CDS-PP
Paulo Sacadura Cabral Portas (Lisboa, 12 de Setembro de 1962), é jurista, jornalista e dirigente político.
Estudou no Colégio de São João de Brito e licenciou-se em Direito, pela Universidade Católica Portuguesa.
Jornalista, estreou-se aos quinze anos, como estagiário na redacção de O Tempo. Foi depois redactor de A Tarde e do Semanário, acompanhando Vítor Cunha Rego.
Chegou a leccionar na Universidade Moderna de Lisboa, a disciplina de História das Ideias Políticas, e dirigiu o Centro de Sondagens da mesma instituição.



Coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda
Natural de Lisboa (São Sebastião da Pedreira).
Estudou no Liceu Padre António Vieira, em Lisboa (Prémio Sagres para os melhores alunos do país), licenciou-se em Economia, no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (Prémio Banco de Portugal para o melhor aluno do curso), onde ainda fez o mestrado (Prémio JNICT) e concluiu o doutoramento, em 1996. Em 1999 prestou provas de agregação (tendo obtido aprovação por unanimidade) e, em 2004, ascendeu a Professor Associado. Preside à Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia do ISEG.
Recebeu em 1999 o prémio da History of Economics Association para o melhor artigo publicado em revista científica internacional. É membro da American Association of Economists e de outras associações internacionais, tendo tido posições de direcção em algumas; membro do conselho editorial de revistas científicas em Inglaterra, Brasil e Portugal; “referee” para algumas das principais revistas científicas internacionais (American Economic Review, Economic Journal, Journal of Economic Literature, Cambridge Journal of Economics, Metroeconomica, History of Political Economy, Journal of Evolutionary Economics, etc.). Foi professor visitante na Universidade de Utrecht e apresentou conferências nos EUA, Inglaterra, França, Itália, Grécia, Brasil, Venezuela, Noruega, Alemanha, Suíça, Polónia, Holanda, Dinamarca, Espanha.
Publicou artigos em revistas internacionais de referência em economia e física teórica e é um dos economistas portugueses com mais livros e artigos publicados (traduções em inglês, francês, alemão, italiano, russo, turco, espanhol, japonês).
Terminou em Agosto um livro sobre “The Years of High Econometrics”, que será publicado brevemente nos EUA e em Inglaterra.
Em 2005, tendo sido convidado pelo Banco Mundial para participar com 4 outros economistas, incluindo um Prémio Nobel, numa conferência científica em Pequim, foi desconvidado por pressão directa do Governo chinês alegando razões políticas.
  • Obras publicadas
  • Ensaios políticos
Ensaio para uma Revolução (1984, Edição CM)
Herança Tricolor (1989, Edição Cotovia)
A Maldição de Midas – A Cultura do Capitalismo Tardio (1994, Edição Cotovia)
A Guerra Infinita, com Jorge Costa (Edições Afrontamento, 2003)
A Globalização Armada – As Aventuras de George W. Bush na Babilónia, com Jorge Costa (Edições Afrontamento, 2004)
Ensaio Geral – Passado e Futuro do 25 de Abril, co-editor com Fernando Rosas (Edições D. Quixote, 2004)
  • Livros de Economia
Turbulence in Economics (edição Edward Elgar, Inglaterra e EUA, 1997), traduzido como Turbulência na Economia (edição Afrontamento, 1997)
The Foundations of Long Wave Theory, com Jan Reinjders, da Universidade de Utrecht (edição Elgar, 1999), dois volumes
Perspectives on Complexity in Economics, editor, 1999 (Lisboa: UECE-ISEG)
Is Economics an Evolutionary Science?, com Mark Perlman, Universidade de Pittsburgh (edição Elgar, 2000)
Coisas da Mecânica Misteriosa (Afrontamento, 1999)
Introdução à Macroeconomia, com João Ferreira do Amaral, G. Caetano, S. Santos, M°C. Ferreira, E. Fontainha (Escolar Editora, 2002)
As Time Goes By, com Chris Freeman (2001 e 2002, Oxford University Press, Inglaterra e EUA); já traduzido para português (Ciclos e Crises no Capitalismo Global - Das revoluções industriais à revolução da informação, edições Afrontamento, 2004) e chinês (Edições Universitárias de Pequim, 2005)
Economia(s), com José Castro Caldas (Edições Afrontamento, 2010)

Secretário-geral do PCP
Jerónimo de Sousa (Pirescoxe, Santa Iria de Azóia, Loures 13 de Abril de 1947) é um político português, Secretário-geral do Partido Comunista Português desde 27 de Novembro de 2004.
Antigo operário metalúrgico (com o ensino obrigatório).
Todos os resumos foram retirados da Wikipédia, para uma apreciação com base na mesma fonte.
Mais não se pretende do que dar a conhecer a quem desconhece, as competências (exigidas e sublimadas por todos, para os seus concidadãos) de quem nos conduz, ou quer conduzir, permitindo uma leitura mais credível do que cada um diz, sobre assuntos específicos e especializados. 
Tudo, ou nada retira o mérito à auto-formação em que cada um investiu, durante toda a vida (como eles dizem). 

Sem comentários:

Enviar um comentário