(per)Seguidores

sábado, 25 de setembro de 2010

Português e alicerce de novas teorias comportamentais

O neurologista António Damásio lança esta sexta-feira o seu mais recente trabalho, ”O livro da consciência”, onde são abordadas as relações entre a mente o cérebro e a consciência.
Dez anos após a publicação de ”O Sentimento de Si”, o cientista regressa agora com um livro onde explora a relação entre as emoções e a consciência. O autor debruça-se assim num dos mais intrigantes mistérios: saber quem somos.
Há mais de 30 anos que o autor estuda a mente e o cérebro humano, tendo já publicado três obras onde expõe o resultado do seu trabalho (“O erro de Descartes”, “O sentimento de si” e “Ao encontro de Espinosa”).
O Director do Brain and Creativity Institute, da Universidade do Sul da Califórnia foi esta quinta-feira galardoado com o Prémio Honda, atribuído pela Fundação japonesa com o mesmo nome. Esta distinção é uma das mais importantes na área científica e foi atribuída ao cientista português por ter dado uma ”pioneira contribuição para o mundo das neurociências”.
Nunca será demais lembrar, mesmo a quem não sabe, que os trabalhos de António e Hanna Damásio têm contribuído, não só para o conhecimento do cérebro, mas também para o surgimento de várias teorias/interpretações do comportamento humano, em que se basearam os seus autores, concretamente Daniel Goldman, com a Inteligência Emocional e Howard Gardner com as Inteligências Múltiplas.

Sem comentários:

Enviar um comentário