(per)Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

Notícia 1 em Portugal, notícia 2 numa zona do Brasil

Declarações do Director Executivo da AEEP à Rádio Renascença
A crise está a afectar o Ensino Particular e Cooperativo. Muitas famílias estão a ser obrigadas a retirar os seus filhos de creches e colégios.
Declarações de Rodrigo Queiroz e Melo, Director-Executivo da Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, que sustenta que, em relação ao ano passado, a procura do ensino privado pelas famílias se mantém nas grandes cidades, mas que nos meios rurais a procura diminui substancialmente.
Os reflexos da crise financeira em São José dos Campos somada ao está a provocar uma "migração" de alunos das escolas particulares para a rede pública de ensino.
Ou não poderá ser a crise do ensino particular (tão endeusado e construído com base nos professores que lecciona(va)m no ensino público) a provocar a troca/fuga para a Escola Pública?
Há Instituições Privadas a formarem professores para o Ensino Privado?
Pensando bem, ou melhor fazendo um acto de consciência, em que escola é que a grande maioria de nós estudou? Já sei que não havia muitas escolas privadas, mas também não havia muitas públicas. E as mesmas causas (já sei que as variáveis variaram) não causam os mesmos efeitos? E consideram-se menos preparados?
Não haverá mais indicadores, que estão a faltar numa análise séria? 
Pelo menos cá, a “notícia” é pouco divulgada, até na net. Será anti-marketing?

2 comentários:

  1. Defendo a Escola Pública com unhas e dentes. Conheço-a por dentro enquanto aluna e enquanto professora. Também conheci por dentro, enquanto aluna, um colégio de freiras, algumas doidas, e ficou-me para sempre a memória de um local para onde jamais mandaria a minha filha. Não mandei.
    A minha filhota fez todo o seu percurso no público até à faculdade onde recorreu ao privado por não ter médias para entrar no curso que queria, no Porto
    Conheço a minha Escola, aquela onde lecciono - se a minha filha fosse pequena seria aí que estudaria. Fui clara, não fui Miguel?

    ResponderEliminar
  2. Anabela
    Assim é que é falar, não fossem os Escorpiões, pessoas coerentes.
    Eu andei no seminário, depois num colégio particular (teve que ser para transitar de ensino), fui para o liceu e para a ESBAP.
    O meu filho estudou sempre no público, mesmo na Faculdade e até fez a 1ª e 2ª classe num só ano.
    A minha filha, fez tudo no público, excepto o Superior, pelas razões da tua filha.
    A minha neta, está no 5º, do público.
    E nenhum deles é destituído, antes pelo contrário e não é por serem meus (talvez por saírem a mim...)

    ResponderEliminar