(per)Seguidores

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

7 (n.º mágico) x 3 = 21 (3 x mágico)?

A escola EB1 Várzea de Abrunhais, de Lamego, que no ano passado tinha colocado a aldeia no mapa ao ser escolhida pela Microsoft para integrar a rede mundial de escolas inovadoras do mundo, fechou as portas. Os 32 alunos da EB1 de Várzea de Abrunhais - que dispunham de wireless e em cujas aulas os Magalhães trabalhavam conectados com o quadro interactivo - foram transferidos para um centro escolar onde não há telefone nem Internet.
Mais 2 escolas portuguesas foram seleccionadas para integrar a rede mundial de escolas inovadoras: a Secundária de Lagoa, nos Açores, e a EB 2,3 de Nevogilde, em Lousada.
À semelhança da EB 1 Várzea de Abrunhais, a escola EB 2,3 de Nevogilde, em Lousada, foi seleccionada este ano para integrar a rede mundial de escolas hi-tech. Com cerca de 800 alunos, há muito que os sumários dispensam papel e esferográfica, o livro de ponto é digital, onde os professores escrevem os sumários, marcam as faltas, os trabalhos de casa e escrevem observações, o que pode ser visto pelos pais em casa. A dinamização de uma rádio e de uma webtv são outras das marcas distintivas desta escola, cujos alunos recorrem aos blogues para quase tudo.
A 2ª escola portuguesa a ser chamada para participar no fórum mundial de escolas inovadoras, na África do Sul é a Secundária de Lagoa, nos Açores, onde os quadros a giz também já desapareceram e cada turma pode trabalhar on-line, 24 horas por dia, sete dias por semana.
O Secretário de Estado da Educação garantiu que, no próximo ano lectivo, os pais poderão fazer as matrículas on-line em todo o país.
Não há telefone, nem internet, mas vai haver e câmaras de vigilância. Calma!
Mesmo ciente de que as TIC não são mais do que instrumentos, que aliados aos tradicionais, que não substituem, mas complementam e pensando mesmo, que se há-de provar que não são nenhuma mais-valia para as aprendizagens, o facto não deixa de ser notícia.
Ao contrário do que a notícia sugere, que não “circula” papel em algumas destas escolas, é bom frisar que o computador (impressoras) veio aumentar em milhares% o gasto de papel, com a consequente necessidade de maior abate de árvores para o fabrico do mesmo e com resultados negativos para o ambiente.
Mas quando os números é que comandam a vida, é a vida!

2 comentários:

  1. Se isto não fosse tºao triste dava-me vontade de chorar...
    pergunto-me se reciclar papel não dá emprego e não poupa árvores...

    ResponderEliminar
  2. Mas referes-te à magia do 21 (black jak) ou ao papel? Mas sobre o papel reciclado, não achas que devia ser mais barato? Mas é mais caro. E ninguém explica...

    ResponderEliminar