(per)Seguidores

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Produção biológica para inserir e (re)compensar

As hortas biológicas comunitárias que a Câmara da Póvoa de Lanhoso dinamiza num terreno de Calvos dão trabalho a uma dezena de pessoas beneficiárias do Rendimento Social.
As hortas biológicas comunitárias ficam em terrenos da autarquia no exterior do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, uma árvore centenária ali existente. Os produtos frescos produzidos integram os cabazes distribuídos pela Loja Social municipal a famílias carenciadas.
Os participantes estão distribuídos por grupos, que asseguram o trabalho de segunda a sexta-feira. No terreno de cultivo, cada um trabalha entre 3,5 a 4 por semana, retribuindo, assim, o subsídio estatal que recebe e reforçando a sua responsabilidade social.
Sob orientação de técnicos, estes agricultores aplicam as técnicas de produção biológica em tarefas que envolvem o controlo de ervas, tratamentos, sementeiras e colheitas.
A sua lavoura permite retirar da terra alimentos como couves, tomates, cebolas, curgetes, nabiças, nabos, espinafres, pimentos, pepinos, melancias, abóboras, batas, e outros.
Segundo a Vereadora Fátima Moreira, pretende-se descentralizar o projecto, para reforçar o apoio social: "O sucesso alcançado remete-nos para a possibilidade de criarmos uma rede de hortas sociais, nas freguesias", assinala. Com essa rede – acrescenta - o município "alargará o número de beneficiários e aumentará a capacidade de produção, podendo ajudar um leque mais alargado de famílias".
Um problema(?) e duas soluções:
1 – Recebem o subsídio (problema, por tão contestado por tanta gente);
2 – Produzem (alimentos biológicos, no caso) inserindo-se no mundo do trabalho e
3 – Compensam (quem lhes dá o subsídio).
Neste caso um exemplo que recompensa quem fala e quem faz.

Sem comentários:

Enviar um comentário