(per)Seguidores

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Teoria para humanizar matematicamente a Economia?

Da esq: Christopher Pissarides, Dale Mortensen e Peter Diamond
Os escolhidos da Academia Sueca de Ciências foram os professores Peter Diamond, Dale T. Mortensen e Christopher Pissarides
Os académicos foram escolhidos pelas suas teorias sobre o efeito das políticas económicas no combate ao desemprego – problema que, desde a eclosão da crise financeira internacional de 2008, se tornou preocupante em muitos países desenvolvidos.
O foco da pesquisa do trio é a adequação entre oferta e procura no mercado de trabalho. Entre outras teses defendidas, os pesquisadores mostram porque muitas pessoas permanecem desempregadas, mesmo nos momentos em que há grande abertura de vagas. Diamond, Mortensen e Pissarides desenvolveram um modelo matemático, chamado de DPM Model, que, segundo a academia, ajudou "a compreender a forma como o desemprego, as ofertas disponíveis e os salários são afectados pelas políticas económicas".
O estudo dá contribuições para o aprimoramento do processo de “casar” o trabalho “certo” com o trabalhador “certo”, minimizando ineficiências. por outras palavras, os pesquisadores, através de simulações matemáticas, tentam fazer com que o período de procura de emprego, por parte de quem está desempregado, e da busca da empresa pelo trabalhador mais qualificado, seja o mais breve e o menos custoso possível. Segundo a academia, os modelos dos agraciados com o Nobel de 2010 oferecem a estrutura para estudar como esse processo ocorre no mundo real.
Diamond, de 70 anos, lecciona no Massachusetts Institute of Technology (MIT); Mortensen, 71 anos, é professor de economia no Northwestern University in Evanston, Illinois; e Pissarides, 62 anos, é professor na London School of Economics (LSE), no Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário