(per)Seguidores

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Já todos dizem a verdade. O POVO ESTÁ PREPARADO!

Se a coisa está má, de que, ou de quem se riem? 
O Orçamento de Estado para 2011 deverá provocar uma desaceleração da economia e o aumento do desemprego. É o primeiro e o principal dado que sai da reunião do ministro das Finanças com os partidos políticos.
Os banqueiros terão procurado sensibilizar Passos Coelho para as consequências de um eventual chumbo do OE, nomeadamente nos juros da dívida da República, e por ricochete na dívida dos bancos. Terão ainda falado nas dificuldades que já estão a sentir, desde há um ano, em obter fundos nos mercados internacionais, tendo em conta o corte das linhas de crédito da banca estrangeira aos bancos portugueses, que actualmente só se financiam junto do Banco Central Europeu.
Não se deixe enganar. José Sócrates e Pedro Passos Coelho não se preparam para abrir uma crise institucional por causa do orçamento. Ambos sabem que, ao ponto em que as coisas chegaram, já não há, já não pode haver, um orçamento de PS e outro, substancialmente diferente, do PSD. É bem verdade que aquele será trágico nas suas consequências sociais e económicas, mas nem por isso se pode dizer que é certo ou é errado. É o que tem que ser, é o que nos é imposto, e nenhum dos dois líderes políticos tem já poder para alterá-lo de forma significativa. Repito, portanto: não se deixe enganar. A crise, que pode bem acontecer, nada tem a ver com o orçamento. Acontecerá a pretexto do orçamento, mas está longe de ser provocada por divergências económicas ou técnicas. Em bom rigor, a questão nem sequer é política. É muito simplesmente do âmbito da politiquice.
Pedro Norton
1 – O Governo vem dizer, claramente, que a economia vai piorar e o desemprego aumentar, depois de ter dito o contrário, contrariando o óbvio.
É verdade de La Palisse que depois de descer (quanto mais melhor) só depois é que pode subir. Então para que serve o Governo?
E se a coisa está feia, estão a rir-se de quê, ou de quem?
2 – Os Banqueiros vêm dizer, claramente, que vai haver ricochete na dívida da Banca e que há um ano têm dificuldades em obter empréstimos.
Estou farto de dizer que a crise é da Banca e não do Povo e confirma-se.
Se eles estão confiantes, nós temos que estar preocupados e não só…
3 - A crise, que pode bem acontecer, nada tem a ver com o orçamento, em bom rigor, a questão nem sequer é política, é muito simplesmente do âmbito da politiquice.

2 comentários:

  1. Ainda não sabiam que são os banqueiros e afins que mandam no país e na Europa...

    ResponderEliminar
  2. Elisabete
    Se reparou, o post é de 15 de outubro, quando ainda nos queriam enganar, mas como sou um bocadinho bruxo e não vou em cantigas...
    A banca, parece que hoje não está tão bem, mas eles tem forças ocultas, que lhe levantam a anima...
    Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar