(per)Seguidores

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Nos melhores Bancos cai a nódoa, mas há vários detergentes

Ontem a falência do banco norte-americano Lehman Brothers fez 2 anos. Algumas coisas mudaram, mas a recuperação da economia global ainda é incerta.
Ao não socorrer o Lehman, o governo norte-americano pode ter agravado a crise de confiança do sistema financeiro, sendo forçado mais tarde a realizar diversos pacotes para socorrer instituições financeiras, sendo seguido por outros países. Dois anos e alguns trilhões de dólares depois, o mercado ainda tem dúvidas sobre a trajectória de recuperação da economia global.
Entretanto, o governo norte-americano adoptou algumas medidas para controlar o sistema financeiro local:
A criação de uma agência governamental com o objectivo de impedir que as instituições se aproveitem da falta de cultura financeira dos seus clientes;
Exigindo que os bancos comprovem a capacidade dos clientes honrarem as dívidas no crédito à habitação;
Obrigando os bancos a assumir maior grau de responsabilização face aos riscos que corre;
A participação em fundos de investimento de risco (hedge funds e private equity) fica limitada e
Alguns produtos financeiros derivados no chamado mercado over-the-counter, passarão a estar regulados e torna-se obrigatória a criação de câmaras de compensação.
Que há diferenças entre estas medidas e as que foram tomadas no nosso cantinho, há… e lá não tiveram medo do colapso financeiro, mas quem sou eu e os restantes cidadãos que ouvem os noticiários, os parlatórios e os “especialistas”? Consumidores de Novelas, Futebol, Partidos e “Casas Pias”.

Sem comentários:

Enviar um comentário