(per)Seguidores

domingo, 12 de setembro de 2010

Momentos – curta-metragem de Nuno Rocha

Cristo de Salvador Dali
KYRIE
Em nome dos que choram,
Dos que sofrem,
Dos que acendem na noite o facho da revolta
E que de noite morrem,
Com a esperança nos olhos e arames em volta.
Em nome dos que sonham com palavras
De amor e paz que nunca foram ditas.
Em nome dos que rezam em silêncio
E falam em silêncio
E estendem em silêncio as duas mão aflitas.
Em nome dos que pedem em segredo
A esmola que os humilha e os destrói
E devoram as lágrimas e o medo
Quando a fome lhes dói.
Em nome dos que dormem ao relento
Numa cama de chuva com lençóis de vento
O sono da miséria, terrível e profundo.
Em nome dos teus filhos que esqueceste,
Filho de Deus que nunca mais nasceste,
Volta outra vez ao mundo!
José Carlos Ary dos Santos


7 comentários:

  1. Miguel, parabéns pelo post, o poema e o vídeo!
    emocionou-me... e acrescento, é uma realidade que muito me angustia, tomara fosse possível um final sempre assim...

    ResponderEliminar
  2. desculpa, só para acrescentar, muito bem conseguida, esta curta metragem "Momentos" de Nuno Rocha.

    ResponderEliminar
  3. Muita gente até é capaz de achar isto "piroso", mas o poema é dos melhores do Ary (que era ateu), o quadro é do Dali (que dizem que era louco e nem sei se era cristão) e a curta, é o que eu, pessoalmente falando, gostaria que acontecesse a todos os:
    "que dormem ao relento
    Numa cama de chuva com lençóis de vento
    O sono da miséria, terrível e profundo.", porque os "sem-abrigo" são o fundo do poço psicológico em que podemos cair e não se faz tudo para resolver o problema.

    Ainda bem que houve emoção e como há (sei lá porquê) vários visitantes de Singapura, que isto seja a tal borboleta, que agite as almas dessas coordenadas do globo.

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel.

    Como dizia o próprio Salvador Dali "A única diferença entre eu e um louco é que não sou louco". No que respeita à religião Salvador Dali, na década de 50, divulgou que era católico praticante... Mas uma vez que estamos a falar do Dali as suas afirmações valem o que valem(valem seguramente menos que os seus quadros).
    O poema e a curta-metragem são ambos muito bons, e se alguém achar isto piroso é porque está a usar apenas QI e nem um pouco de QE (quociente emocional.

    PS: Também conheço a curta-metragem que os "sem-abrigo" estão a assistir nas televisões e da qual se riem... é realmente muito boa também.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo Miguel
    Eu acho que somos almas gémeas, ou tu com a idade tão pequenina que tens, relativamente, parece que tens a minha. Talvez a geminação venha da mesma formação de Arquitecto
    Obrigadaço!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Miguel mas não creio ser merecedor de tamanha confiança;) De resto, nem tenho muita fé em conceitos absolutos que exprimam a ideia de plenitude, como o conceito de alma-gémea acaba por passar. Contudo se tivermos em conta que Alma deriva do latim "anima", acho que se pode dizer que ambos somos animados por uma procura de entender e dar respostas ao mundo que nos rodeia...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ricardo Miguel
    Claro que era no sentido que entendeste, o conceito de alma-gémea (outro conceito, para mim seria esquisito), porque do pouco que conversamos já, percebi que "ambos somos animados por uma procura de entender e dar respostas ao mundo que nos rodeia..."
    Sobre a alma e o seu conceito (eu estudei latim) mas acho muito mais "científica" a definição do Mário Quintana:
    "A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe."
    Abraço

    ResponderEliminar