(per)Seguidores

sábado, 18 de setembro de 2010

Afinal há uma boa ideia, e é inovadora e é política

A Região Norte de Portugal juntou-se à Galiza e a Castela e Leão para lançar a primeira "macro-região" da Península Ibérica, designada "Sudoeste Europeu", aproveitando o lançamento do debate do novo ciclo de políticas comunitárias (2014-2020) e a discussão sobre perspectivas financeiras que se seguirão.
A ideia é estudar uma candidatura, em que os eixos de acção desta aposta são, economia, indústria, educação, universidade e investigação, trabalho, ambiente, cultura e turismo e ainda transportes e logística.
O 1º passo para a concretização deste projecto foi dado ontem, em Vallodolid, Espanha, com a assinatura de um memorando de entendimento entre os Presidentes das 3 regiões do Noroeste peninsular.
O Presidente do Governo Regional de Castela e Leão destacou o "enorme significado e valor estratégico deste grande projecto político" e comprometeu-se a apresentá-lo na Cimeira Ibérica de Elvas, marcada para o mês de Dezembro. "Este memorando é um marco", declarou, puxando pela auto-estima das três regiões que, salientou, "têm a mesma vocação de serviços, experiência e que apostam apaixonadamente na cooperação em território".
Também o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, destacou a originalidade do memorando, pelo facto de criar uma cooperação tripartida. "Este Noroeste peninsular não fica isolado sobre si próprio, mas abre-se a outras regiões e esperamos que venham a incorporar esta "macro-região”", frisando, que a "cooperação tripartida" não se limita à obtenção de fundos comunitários.
De tanto os políticos e economistas insistirem na INOVAÇÃO, desta vez são eles (os políticos) a terem uma ideia inovadora, embora tardia, quando o povo já se cansa de tanta treta e se alarga a vontade de nos “espanholarmos”, apesar de as circunstâncias já não serem apetecíveis. Mas regista-se o meio-termo, onde se diz que está a virtude.
E a propósito:

A Vida

Povo sem outro nome à flor do seu destino;
Povo substantivo masculino,
Seara humana à mesma intensa luz;
Povo basco, andaluz,
Galego, asturiano,
Catalão, português:
O caminho é saibroso e franciscano
Do berço à sepultura;
Mas a grande aventura
Não é rasgar os pés
E chegar morto ao fim;
É nunca, por nenhuma razão,
Descrer do chão
Duro e ruim!
Miguel Torga

2 comentários: