(per)Seguidores

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Mercado, a Economia e a Tecnologia amigas do ambiente?

Hyundai apresenta o carro eléctrico BlueOn
A Hyundai apresentou um novo conceito ecologicamente correcto na presença do Presidente sul-coreano Lee Myung-Bak e dos ministros do Conhecimento e Economia e do Ambiente. Trata-se do BlueOn, que antecipa um sistema de propulsão eléctrico produzido em série, primeiro da história da empresa.
O motor é movido apenas a electricidade. Ele entrega 81 cv e constantes 21,4 kgfm. A empresa informa que o BlueOn acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e alcança 130 km/h, com autonomia de 140 km.
Uma das diferenças do modelo diz respeito às baterias. Em vez de adoptar o composto mais usado actualmente, de íon-lítio, a Hyundai usou no BlueOn a tecnologia LiPoly de polímeros de lítio. Segundo a fabricante sul-coreana, o LiPoly entrega a mesma carga com peso 30% menor e 40% a menos de volume do que os acumuladores usados actualmente, aumentando a eficiência do conjunto e liberando espaço no interior para passageiros e bagagens.
O pontapé de saída para a entrega de 30 modelos BlueOn como veículos de teste a várias organizações governamentais coreanas, será  no mês de Outubro. A partir de 2012 começa a produção em série, com volume anual de 2.500 carros.
Mais uma iniciativa que procura uma aliança séria, entre o Mercado, a Economia e o Ambiente, embora digam os economistas mais credenciados, que se a Economia não tem em conta o Ambiente e como objectivo servir o Homem, chama-se outra coisa…
A notícia é composta de várias fontes, dado que umas eram tão completas que só elucidavam os aficionados, enquanto outras eram tão sucintas que não respondiam aos ambientalistas.
Passe a “publicidade”…

Sem comentários:

Enviar um comentário